Notícias

Votações para o primeiro-ministro no Reino Unido iniciam nesta quarta-feira

13 Jul 2022 - 19h02 | Atulizado em 13 Jul 2022 - 19h02
 Votações para o primeiro-ministro no Reino Unido iniciam nesta quarta-feira

O Partido governamental do Reino Unido, o "Partido Conservador" realizou nesta quarta-feira (13), a primeira rodada de votações que irá definir o novo primeiro-ministro, a ação promete reduzir a lista de candidatos à sucessão de Boris Johnson, tendo em vista o crescente número de candidatos à disputa do poder, tal estimativa é significativa para o ambiente político.

Entretando, Boris ainda estará sob o exercício do cargo, o político participará em uma das últimas sessões de perguntas no Parlamento, momento que antecessede o anúncio do novo primeiro ministro, no dia 5 de setembro. A ação tem como estratágia fazer o bloqueio de uma tentativa da oposição, visto que Boris poderá ser forçado a renunciar o cargo antes da data.


Boris Johnson: ministro deixa o cargo em setembro. (Foto: Toby Melville/Getty Images)


Em oposição a Johnson, o "Partido Trabalhista", recorreu à Câmara numa petição de voto, para que uma moção de censura fosse feita ao político. O Patido defendeu que o país não pode se dar ao luxo de passar semanas voltado para a disputa conservadora, em decorrência do cenário atual, com a perda de poder aquisitivo e os desafios da guerra da Ucrânia.

O governo teria recusado levar a proposta para ser discutida no Parlamento. Indignados, os trabalhistas disseram que a decisão é "grave abuso de poder".

Nessa última quinta-feira, Boris Johnson renunciou o seu cargo, após a saída de vários apoiadores, dentre eles, o ministro das Finanças Rishi Sunak. Boris estava envolvido em uma série de polêmicas, que acabaram manchando a imagem do Partido Conservador nas pesquisas.

Esses acontecimentos encerram a carreira política de Johnson, que havia iniciado a sua trajetória em dezembro de 2019 após uma vitória eleitoral.

Os conservadores terão que votar entre os oito candidatos que estão na disputa e os resultados são esperados por volta das 13h00 (horário de Brasília). Segundo as regras, os candidatos que receberem menos de 30 votos serão eliminados. Nas próximas semanas, a votação continuará para que no final restem apenas dois candidatos na disputa. Logo, os militantes da base do partido serão convocados para votar.

Foto de destaque: O primeiro-ministro do Reino Unido, BorisJohnson, é visto na Downin Street, em Londres, capital do Reino Unido, no dia 6 de junho de 2022 (Foto: Johnn Sibley/Reuters)