A atriz, comediante e apresentadora Whoopi Goldberg, de 66 anos, tornou-se alvo de grandes críticas esta semana após afirmar durante o programa de televisão norte-americano ‘The View’ que o Holocausto “não foi sobre raça” . Durante o programa, o qual foi ao ar nesta segunda feira (31), Whoopi referiu-se a nazistas e judeus como “dois grupos de pessoas brancas”, e por isso o Holocausto teria sido uma questão de “desumanidade”, e não de racismo.
Após o comentário polêmico, que causou repercussão internacional, a atriz desculpou-se em sua conta no Twitter, no qual declarou: “No show de hoje, eu disse que o holocausto “não é sobre raça, mas sobre a desumanidade do homem para com o próprio homem”, eu deveria ter dito que era sobre os dois. Como Jonathan Greenblatt (presidente-executivo) da Liga Anti Difamação disse, “O Holocausto foi sobre a aniquilação sistemática nazista do povo judeu - que eles consideravam uma raça inferior.” Whoopi ainda afirmou que o povo judeu sempre teve seu apoio, e se desculpou pela mágoa que causou. Confira o tweet abaixo:
— Whoopi Goldberg (@WhoopiGoldberg) February 1, 2022
Mesmo após o tweet, a atriz desculpou-se mais uma vez durante uma aparição sua no “The Late Show” no mesmo dia, e novamente no na transmissão de terça feira (1) em seu programa “The View”, no entanto, não foi o suficiente para evitar que Whoopi Goldberg não fosse suspensa por duas semanas do programa que apresenta desde 2007, juntamente com Joy Behar, Sara Haines, Ana Navarro e Sunny Hostin.
Em um tweet, publicado no Twitter de relações públicas da ABC News, Kim Godwin, presidente da emissora, fez o seguinte comunicado: “Com efeito imediato, estou suspendendo Whoopi Goldberg por duas semanas pelos seus comentários errados e dolorosos. Ainda que Whoopi tenha se desculpado, eu pedi a ela para refletir e aprender sobre o impacto de seus comentários. Toda a organização ABC News se solidariza com nossos colegas, amigos, famílias e comunidades judaicas.” Segue abaixo a declaração:
— ABC News PR (@ABCNewsPR) February 2, 2022
O comentário infeliz aconteceu enquanto o painel do programa discutia sobre a proibição do livro de histórias em quadrinhos “Maus”, de Art Spiegelman, em uma escola do Tennessee. O livro conta a história de um judeu polonês que sobreviveu ao campo de Auschwitz, colocando nazistas como gatos, e judeus como ratos, sendo esta uma história que já recebeu vários prêmios literários.
Os nazistas, que tinham Hitler como seu líder, viam-se como a “raça superior” ariana, alimentando um sentimento e uma ideologia anti semitistas na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945). Infelizmente, este acontecimento histórico resultou no genocídio de 6 milhões de judeus.
Foto destaque: Whoopi Goldberg. Reprodução/Tyler Twins/Variety