Celebridades

Zinchenko, lateral ucraniano do Manchester City, sobre invasão russa: 'Não vamos desistir'

23 Fev 2022 - 15h39 | Atulizado em 23 Fev 2022 - 15h39
Zinchenko, lateral ucraniano do Manchester City, sobre invasão russa: 'Não vamos desistir'

Após o anúncio de que a Rússia está se preparando para ocupar regiões separatistas da Ucrânia, o lateral-esquerdo do Manchester City, Oleksandr Zinchenko, de 25 anos, posicionou-se publicamente condenando o comportamento russo. 

Nesta terça-feira (22), o futebolista ucraniano expressou sua indignação em um post nas redes sociais, no qual afirma que “as fronteiras devem permanecer intactas” e que o povo ucraniano não irá desistir. A declaração veio após a Rússia ter reconhecido a independência de duas províncias separatistas, Donetsk e Luhantsk, na Ucrânia, e comunicar que está se preparando para ocupar as regiões, enviando tropas militares sob o pretexto de ‘assegurar a paz’. Confira o post na íntegra:



Em seu depoimento, Zinchenko disse: "Todo o mundo civilizado está preocupado com a situação do meu país. Eu não posso continuar indiferente e quero afirmar meu ponto de vista: Na foto: meu país. O país onde eu fui nascido e criado. Um país que eu defendo as cores na cena internacional de esportes. Um país que estamos tentando tornar famoso e desenvolvê-lo. Um país cujas fronteiras devem continuar intactas. Meu país pertence aos ucranianos e ninguém jamais será capaz de tomá-lo. Nós não vamos desistir. Glória à Ucrânia". 

Mesmo sendo um dos principais nomes da seleção ucraniana, com mais de 1,4 milhões de seguidores em seu Instagram, o post controverso do jogador acompanha um mapa atual da Ucrânia, que inclui as províncias separatistas e a região da Crimeia, a qual foi anexada pelos russos em 2014. 


Zinchenko durante jogo da Champion League (Foto: Reprodução/Instagram)


Ainda que haja uma grande preocupação local com a possível guerra, o campeonato ucraniano retorna neste fim de semana, depois da parada de inverno. Contudo, o time Shakhtar, por exemplo, proibiu seus jogadores de darem entrevistas sobre o assunto. Além disso, a Uefa estuda a possibilidade de mudar a final da Champions League, que está marcada para ser em São Petersburgo, na Rússia.

Foto destaque: Oleksandr Zinchenko em coletiva de imprensa. Reprodução/Instagram