Na noite da última quinta-feira (25), logo após os dez primeiros participantes serem eliminados da disputa, a apresentadora Rachel Sheherazade anunciou para o público de casa que uma nova participante entrará na disputa pelo prêmio.
A competidora em questão, trata-se da ativista Ysania Kalapalo. Ysania, iria fazer parte do elenco inicial do reality, mas acabou sendo desclassificada antes mesmo de entrar, após testar positivo para Covid-19. A indígena, irá substituir a integrante do grupo laranja, Gaby Fontenelle.
Após a desistência de Gaby, a ativista realizou novos testes de COVID e foi considerada apta para a disputa. Kalapalo, possui 33 anos e ganhou popularidade devido à sua proximidade com o ex-presidente, Jair Bolsonaro e por ter feito parte da comitiva do Brasil na Assembleia-Geral da ONU, em 2019.
Decepção na política
Com o seu canal no YouTube divulgado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro durante o ano de seu mandato, Ysani se mostrou bastante confiante na parceria com o político. Na época, Bolsonaro demonstrou simpatia pela a cultura indígena e afirmou que Ysani merecia todos os créditos e méritos por seu trabalho.
Nove meses depois do início da parceria com Jair, a indígena se mostrou decepcionada com as atitudes do ex-presidente. De acordo com Ysani, Bolsonaro não cumpriu com o combinado entre eles. “Estou muito decepcionada. Não há diálogo com as minorias. Eu havia colocado muita expectativa de que com o mandato dele seria tudo diferente, mas, depois de esperar e esperar, vejo que isso não está acontecendo“, disse ela durante uma entrevista à BBC, em junho de 2020.
Desistência
Gaby Fontenelle, dançarina e ex-bailarina da Hora do Faro, desistiu do jogo após se envolver em uma discussão com a polêmica e ex-fazenda, Liziane Gutierrez. Com a saída da competidora, os moradores da casa laranja sofreram uma grave punição, onde todos ficaram sem água quente.
Ainda na tarde desta sexta-feira (26), mais dois competidores decidiram deixar o jogo. Ana K e Luiz Gustavo desistiram do reality.