A Fazenda 14: Como está sendo a influência dos participantes?

3 min de leitura

Nos últimos tempos vimos uma nova profissão surgir na mídia, os influenciadores digitais, promovendo o marketing de influência. Ser influencer é basicamente produzir conteúdos para a internet com o intuito de influenciar a sua base de seguidores a partir do seu comportamento. Essa profissão cresceu ainda mais pós pandemia, quando as pessoas precisaram ficar reclusas, consumindo muito mais internet.

Com isso muitas pessoas acabaram ganhando visibilidade, milhões de seguidores e oportunidades de participarem de realitys shows, como o que está acontecendo atualmente na “Fazenda 14”. Pessoas como , Deolane Bezerra, Pétala Barreiros, Bia Miranda, Ruivinha de Marte, receberam o convite a partir do seu trabalho com a internet. Até outros participantes que são atores, cantores, dançarinos, acabam exercendo oa papel de influencer também com seus seguidores nas redes e divulgações de marcas. Confinados, eles continuam nesse papel, estão simplesmente vivendo a vida deles, enquanto são assistidos por milhões de pessoas.


 

Bia Miranda, Deolane, Pétala e Tiago no reality (Foto: Reprodução/Portal R7)


Até que ponto a influência pode ser positiva ou se tornar negativa?

Nesta segunda-feira (17) repercutiu na rede uma suposta tentativa de suicídio de Thomaz Costa no reality. Dentro da fazendo houve alguns comentários como “Quem quer se matar, se mata”, dita por Deolane, “É sério isso? Por que não pede para sair então?”, disse Petála, comentários esses que não indicaram preocupação pela parte das peoas, e que repercutiu de forma ofensiva e com falta de empatia aqui fora.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Alerta Gatilho<br><br>Em um momento de fragilidade do Thomaz, a Deolane foi infeliz com sua fala. É importante ter responsabilidade na hora de questionar os gatilhos do próximo + <a href=”https://t.co/q7ZW2OCn3O”>pic.twitter.com/q7ZW2OCn3O</a></p>&mdash; Thomaz Costa  (@euthomazcosta) <a href=”https://twitter.com/euthomazcosta/status/1581848477663121408?ref_src=twsrc%5Etfw”>October 17, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Deolane comentando sobre Thomaz Costa ( Reprodução/Twitter)


Essa temporada do reality tem gerado muitos burburinhos pelo excesso de brigas, ofensas e até ameaças a integridade física dos participantes. Além de machismo, xenofobia, homofobia, pautas que são tratadas aqui fora, mas não estão sendo respeitadas lá dentro. Inclusive, o próprio programa não tem se manifestado sobre o assunto. Será que esse tipo de conteúdo deve ser tratado como entretenimento? Os influenciadores tem como compromisso influenciar as pessoas de forma positiva, o que não está acontecendo dentro da fazenda. Até que ponto pode ser considerado entretenimento consumir conteúdos assim?  

Foto destaque: Participantes de “A Fazenda 14”. Reprodução/Portal R7

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile