No Limite: consultora indígena é contratada para elaborar e avaliar as provas

Alice Cassimiro Por Alice Cassimiro
3 min de leitura

A nova temporada do reality “No Limite”, da Rede Globo, terá como cenário principal a Amazônia, suas florestas e sua diversidade. As provas que antes eram realizadas nas praias e dunas do Ceará, agora dão lugar aos rios amazonenses na época das cheias. E para que esse contato dos participantes com a natureza seja benéfico para ambas as partes, a emissora contratou a indígena Vanda Witoto para prestar uma consultoria dentro do programa. Ela é ativista dos direitos ambientais, direitos humanos e da representação indígena.


Vanda Widoto, consultora indígena do reality No Limite Amazônia. (Foto: Reprodução/ Quem)


Vanda é técnica de enfermagem e atua na liderança política do estado do Amazonas; ela foi contratada, inicialmente, para apresentar ao jogo os diversos elementos da cultura e das tradições indígenas e ribeirinhas. Ela que, além de ser ativista e trabalhar na área da saúde, também é educadora da cultura e da língua Widoto dentro da comunidade Parque das Tribos.

Durante o trabalho realizado por mais de dois meses no reality show, Vanda teve participação no processo de elaboração e avaliação das provas, além de orientar o público e os participantes acerca da apresentação de alguns elementos de sua cultura, com o objetivo de conectar os espectadores com as histórias de seu povo.

Vanda faz questão de sempre enaltecer os jovens e mulheres indígenas em seus discursos, destacando as participações essenciais no processo de produção do programa; “Como a Pajé Neusa, que fez o acolhimento da equipe, o que é muito simbólico na nossa cultura. Indicamos também a participação da Carina Dasana, criadora dos colares que serão usados no jogo, a partir de sementes e elementos da natureza, afirmou.

Ainda, de acordo com ela, o diálogo foi fundamental para a organização do reality, já que o Amazonas possui a maior população indígena do Brasil, com a maior floresta tropical do planeta e diversos outros pontos delicados que necessitam de respeito e um cuidado maior para manter a preservação. “Esse diálogo é muito importante […] nosso conhecimento é muito potente, os saberes dos nossos ancestrais são muito poderosos, sabe? E a gente quer poder contribuir”, disse a consultora.

O programa, apresentado por Fernando Fernandes, tem a estreia marcada para o dia 18 de julho, na TV Globo, com uma lista de participantes que está prometendo uma edição que irá entregar muita emoção e aventura para os espectadores.

Foto destaque: Chamada do reality No Limite Amazônia. Foto: Reprodução/Divulgação/Gshow.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile