Na última edição do reality show “Estrela da Casa” (Globo), Matheus Torres deu uma bronca nos colegas de reality após ser alvo de uma brincadeira. O grupo mentiu para o mineiro após serem convocados ao confessionário. Matheus havia acabado de acordar e recebeu a notícia de que o motivo da conversa era algo sério, relacionado à balada da noite anterior. Matheus teve uma crise de ansiedade em resposta a “trollagem” e revelou ao grupo seu desconforto e convivência com o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).
O desabafo de Matheus
Após deixar a cabine, Matheus saiu visivelmente desestabilizado e desabafou. “Eu lido há um bom tempo com Transtorno de Ansiedade Generalizada. A brincadeira… Cara, eu sou uma pessoa séria, mas eu não ligo pra brincadeira. Gosto de dar risada. Mas a brincadeira que vocês fizeram, eu sei que não foi por mal, mas assim… É a mesma coisa que ter uma pessoa diabética e vocês colocarem açúcar na comida dela. “
O jovem frisou sofrer de uma condição invisível e pediu empatia para como ficou após o episódio. “Sei que vocês não fizeram por mal, mas eu estou quase voltando na cabine para pedir um remédio para me acalmar. Eu estou [tremendo] igual um pinscher”.
Mc Mayarah, Califfa e explicaram que o objetivo era “descontrair” e pediram perdão a Matheus pelo transtorno. Apesar das desculpas e da tentativa de abraço de uma das participantes, o mineiro recusou a aproximação e seguiu falando sobre seu descontentamento.
O que é a TAG
Segundo o Manual de Diagnósticos e Estatísticas de Distúrbios Mentais (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders), o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é caracterizado pelo excesso de preocupação e de forma persistente, em relação a diferentes aspectos da vida, como relacionamentos, saúde e trabalho.
O paciente encontra dificuldades para controlar esses pensamentos e sintomas físicos e emocionais podem ocorrer, com cansaço, irritabilidade, tremores, musculatura tensa, insônia, falta de ar, sudorese, entre outros.
De acordo com o Global Mind Projec, o Brasil é um dos países na última posição em bem-estar no planeta. Após a pandemia da Covid-19, 34% dos entrevistados se classificam como “angustiados” e os jovens abaixo de 35 anos são os mais afetados.