INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Brasil registra aumento alarmante de casos de dengue em 2024

Ministério da Saúde alerta para os perigos da doença e suas complicações, incluindo a insuficiência renal aguda

Brasil registra aumento alarmante de casos de dengue em 2024
Complicações severas da infecção podem comprometer o funcionamento dos rins, resultando em insuficiência renal aguda (Fotografia: Reprodução/FIOCRUZ)

Com mais de 1,6 milhão de casos prováveis da doença e 467 mortes já registradas, conforme dados do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde divulgados na quarta-feira (13), o Brasil enfrenta uma crescente preocupação com a proliferação da dengue em 2024, deixando as autoridades de saúde em alerta máximo.

Os números revelam não apenas a expansão do vírus, mas também a gravidade das complicações que podem surgir, destacando-se a insuficiência renal aguda como uma das consequências mais preocupantes. Esta condição, segundo especialistas, afeta aproximadamente 5% dos pacientes graves de dengue, embora as causas exatas ainda não estejam completamente esclarecidas.

Entendendo a relação entre a dengue e a saúde renal


Brasil registra aumento alarmante de casos de dengue em 2024
A dengue, em alguns casos, pode levar à insuficiência renal aguda ao afetar o funcionamento dos rins (Foto: reprodução/SEMIL)

Natália Daniel, nefrologista do Hospital BP (Beneficência Portuguesa) em São Paulo, aponta que a injunção do vírus da dengue em camundongos adultos resultou em lesões glomerulares proliferativas, sugerindo uma correlação direta entre a doença e problemas renais. Os glomérulos, estruturas vitais na filtração do sangue, quando afetados, podem desencadear uma série de complicações, incluindo a perda de proteína na urina e a redução da função renal.

Sintomas, tratamento e prevenção

Os sintomas da insuficiência renal aguda são variados, indo desde a diminuição da produção de urina até convulsões em casos graves. O diagnóstico precoce é essencial e normalmente é realizado em ambiente hospitalar, através de exames de urina, de sangue e de imagem, além de biópsias renais em alguns casos. O tratamento envolve hidratação, antibióticos seguros para os rins e, em situações mais severas, a realização de hemodiálise.

A prevenção da dengue, e por consequência da insuficiência renal aguda, continua sendo a melhor estratégia de combate. Manter ambientes limpos e livres de água parada, usar repelentes e procurar assistência médica ao primeiro sinal da doença são medidas fundamentais para conter a propagação do vírus e reduzir os riscos de complicações graves.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...