O Brasil chegou ao total de 10 mil pessoas infectadas pelo vírus da varíola dos macacos, segundo a atualização dos casos desta segunda-feira (28) pelo Ministério da Saúde. Seis meses após o primeiro caso, detectado em junho em São Paulo, o país está apenas depois dos Estados Unidos, que lideram com 29 mil casos, de acordo com o painel de monitoramento da doença da Organização Mundial da Saúde (OMS). Mais de 81 mil diagnósticos já foram registrados no mundo.
São, com base no ministério, 10.007 casos confirmados, 3.966 em suspeita e 13 óbitos não todo no Brasil. O país, em relação ao número de mortos, está atrás dos Estados Unidos, onde já apresentaram 14 vítimas do vírus. No total, são 55 registros no mundo, segundo a OMS.
“Infelizmente, nós tivemos mais um fracasso na condução de uma emergência, mesmo que a doença não tenha sido declarada como uma emergência de modo formal por uma questão política do governo.”, afirma, a epidemiologista e professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Ethel Maciel, em entrevista para O Globo. O cenário, apesar de estarmos com uma estabilidade, é de alerta, porque o Brasil recebeu uma “quantidade muito pequena de vacinas e medicamentos e ainda não temos uma política de orientação para o uso dessas ferramentas”, ela explica.
“A falta de organização e planejamento na condução dessa emergência de saúde pública”; de iniciativas de comunicação efetivas, de forma não discriminatória, com grupos que são mais expostos; de um direcionamento de, por exemplo, quais grupos deveriam ser vacinados com base no risco atual de contaminação com a doença são alguns dos motivos do país ter chego ao número de 10 mil infecções, de acordo com a Ethel Maciel, que fez pós-doutora em epidemiologia pela Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos. “Devido ao número limitado de laboratórios para realizar o teste, à demora para o resultado e à falta de orientações sobre isolamento, muitas pessoas infectadas não permaneceram em casa e disseminaram o vírus.”, ela ressalta.
Sintomas:
Ferida na pele causada pela varíola dos macacos (Foto: Reprodução/Veja)
Inicialmente, é possível que a pessoa infectada pela varíola possa ter febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão. Dentro de um a três dias (ou mais) após os sintomas iniciais, ocorre o aparecimento das características feridas da doença, que podem ser confundidas com herpes e acne.
Imagem destaque: Médico aplicando injeção (Foto: Reprodução/Creative Commons)