INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Caminhadas de dois minutos após refeições podem reduzir açúcar no sangue

Caminhadas de dois minutos após refeições podem reduzir açúcar no sangue

Um estudo recentemente publicado na revista “Sports Medicine” destaca a importância de um hábito simples, mas altamente benéfico para a saúde: caminhar após as refeições. Essa pesquisa, conduzida por Aidan Buffey, do departamento de Educação Física e Ciências do Esporte da Universidade de Limerick, na Irlanda, revela que realizar breves caminhadas de dois a cinco minutos após as refeições pode ter um impacto positivo notável na regulação dos níveis de açúcar no sangue.

De acordo com Buffey, “pausas intermitentes em pé ao longo do dia e após as refeições reduziram a glicose em média 9,51% em comparação a ficar sentado por muito tempo. No entanto, caminhar intermitentemente em baixa intensidade ao longo do dia produziu uma maior redução de glicose, em uma média de 17,01%“. Isso sugere que a simples ação de caminhar após as refeições pode ser altamente eficaz na promoção da saúde metabólica.

 

Caminhada curta é o suficiente

A pesquisa analisou sete estudos anteriores que compararam os efeitos de ficar sentado, permanecer em pé e caminhar nos níveis de insulina e açúcar no sangue. Os participantes desses estudos foram orientados a fazer pausas em pé ou caminhar por dois a cinco minutos a cada 20 a 30 minutos ao longo de um dia inteiro. O tempo total de atividade física durante as observações variou de aproximadamente 28 minutos, com pausas para ficar em pé e caminhar levemente entre 2 e 5 minutos.

Os resultados da pesquisa indicaram que ficar em pé após as refeições é uma prática melhor do que ficar sentado quando se trata de níveis de açúcar no sangue. No entanto, caminhar após as refeições mostrou-se ainda mais benéfico, promovendo uma regulação mais eficaz dos níveis de açúcar no sangue e tornando os níveis de insulina mais estáveis.


Caminhadas de dois minutos após refeições podem reduzir açúcar no sangue

Caminhada. (Foto: reprodução/Andrea Piacquadio/Pexels)


Riscos da elevação glicêmica

As elevações dos níveis de açúcar no sangue podem aumentar o risco de desenvolver diabetes e doenças cardíacas, de acordo com especialistas. Normalmente, os níveis de glicose aumentam entre 60 e 90 minutos após uma refeição. No entanto, a pesquisa sugere que adotar o hábito de caminhar após as refeições pode ajudar a suavizar esse aumento e a queda subsequente da glicose no sangue, promovendo uma regulação mais estável e saudável.

Além disso, as descobertas do estudo destacam que não é necessário realizar caminhadas extensas ou intensas para colher os benefícios. Mesmo caminhadas curtas de apenas alguns minutos já podem fazer uma diferença significativa na regulação dos níveis de açúcar no sangue.

Incorporar breves caminhadas após as refeições em sua rotina diária pode ser uma estratégia simples, mas altamente eficaz para melhorar a saúde metabólica e reduzir o risco de problemas de saúde relacionados ao açúcar no sangue, além de prevenir doenças crônicas.

 

Foto destaque: Caminhada. Reprodução/Daniel Reche/Pexels.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...