INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Entenda as principais causas, sintomas e tratamentos do TDAH

Entenda as principais causas, sintomas e tratamentos do TDAH

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, conhecido como TDAH, é um transtorno neurobiológico genético que aparece na infância, mas pode surgir ou persistir durante a vida adulta. Como consequência, impactando significativamente a qualidade de vida daqueles que o enfrentam.

O que é o TDAH

O TDAH é um distúrbio neurobiológico com importante componente genético, geralmente detectado na infância e que frequentemente persiste na vida adulta. Ele é caracterizado por três principais sintomas: falta de atenção, hiperatividade e impulsividade, impactando diretamente o comportamento, o desempenho acadêmico e a interação social do indivíduo. O quadro de TDAH tende a ser notado em idade precoce até 6 anos, podendo ser diagnosticado somente na vida adulta, em alguns casos.

Estudos da estrutura do cerebral de crianças com e sem TDAH mostram diferencças significativas. As crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade tendem a apresentar, menor volume cerebral e redução da espessura do córtex frontal e pré-frontal. 

Entenda as principais causas, sintomas e tratamentos do TDAH

(Foto: reprodução/CNN/Shutterstock)

Causas e Tratamentos

Estudos mostram que o transtorno tende a ocorrer em famílias, sugerindo uma predisposição genética. Outras possíveis causas são a exposição ao chumbo substância tóxica que pode afetar o desenvolvimento do cérebro e ingerir substâncias como álcool durante a gravidez. O estresse familiar crônico também pode influenciar o desenvolvimento ou agravamento dos sintomas em crianças. 

O diagnóstico é feito com médicos especializados – neurologista ou psiquiatra. Os profissionais analisam a presença das principais características do TDAH (hiperatividade, impulsividade, desatenção).

O tratamento do TDAH consiste em psicoterapia (orientação psicológica) e, psicoestimulantes (medicação). Mudanças simples na vida cotidiana também podem auxiliar no tratamento como: reduzir o consumo de açúcar e cafeína, praticar atividades físicas como nadar e correr podem ajudar no funcionamento cognitivo e comportamental.

O objetivo principal do tratamento é gerenciar os sintomas e melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas. 

Foto destaque: Representação neurônios. Reprodução/olhardigital.com.br

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...