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Saúde e Bem Estar

Estudo de Harvard aponta qual o melhor horário para dormir

Estudo de Harvard aponta qual o melhor horário para dormir

Problemas que interferem na rotina são prejudiciais para uma noite bem dormida, segundo um estudo recente da Universidade Harvard, concluiu que pessoas que vão dormir entre 22h e 23h dormem melhor e podem ter menos chances de desenvolver doenças cardíacas do que aquelas que têm o hábito de dormir mais cedo ou mais tarde.

Doenças cardíacas estão relacionados com à noite de sono

Foi comprovado que pessoas que não dormem durante o horário considerado ideal, aqueles que possui o hábito de dormir à meia-noite podem ter até 25% mais chances de desenvolver doenças cardiovasculares, e aqueles que iniciavam o sono antes desse horário, 24%. Os autores mostraram que deitar-se em horários não fora do ideal altera o ritmo circadiano, essencial para regular as funções vitais do organismo.

Além disso, outro relatório da Fundação do Sono norte-americana enfatiza que o segredo é sempre adormecer e acordar na mesma hora. Assim como ser consistente com os horários de descanso ajuda a garantir um sono de qualidade e garante que uma qualidade melhor de vida.


Estudo de Harvard aponta qual o melhor horário para dormir

O horário ideal de dormir é entre 22h e 23h. (Foto: reprodução/Pexels)


Criar uma rotina é essencial

Rosana Gogorza, médica neurologista especializada em bem-estar e qualidade de vida, afirma que o essencial é buscar estabelecer uma rotina para deitar e acordar na mesma hora todos os dias, podendo dispensar o uso do despertador. A especialista ressalta a importância de priorizar o sono de sete a nove horas por noite.

Outra dica importante que Gogorza sugere que é necessário ter elementos adequados e confortáveis: travesseiros, lençóis, colchões e faz outra importante recomendação que a forma mais saudável é estar acordado durante os momentos de luz natural e dormir nos períodos de escuridão.

A especialista ainda sugere que a roupa de cama seja macia e leve. Além disso, ela recomenda dormir em um ambiente escuro e sem nenhuma fonte de luz que possa interferir na secreção de melatonina.

 

Foto Destaque: Harvard define o momento ideal para ter uma boa noite de sono. Reprodução/Pexels

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