INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Estudo rumo à vacina contra o HIV está em fase final de testes

Estudo rumo à vacina contra o HIV está em fase final de testes

Um novo experimento, considerado um marco na busca por vacinas contra o vírus da imunodeficiência humana (HIV), causadora da AIDS, está em andamento. O ensaio, chamado PrEPVacc, se encontra na fase final de testes.

O ensaio é liderado e coordenado pelo continente africano, especificamente na cidade de Entebbe, Uganda, com o apoio internacional. O sucesso marca o início de uma nova era no desenvolvimento de imunizantes contra o HIV. Entretanto, em caso de falha, existe a possibilidade de que os pesquisadores repensem a viabilidade de uma geração de vacinas.

Após mais de quatro décadas desde o primeiro caso confirmado do HIV e 36 anos após o primeiro ensaio de vacina contra o HIV, a comunidade médica ainda não conseguiu desenvolver um imunizante funcional e, embora os tratamentos antirretrovirais existam e sejam eficazes, o acesso a eles varia.

A PrEPVacc testa duas vacinas diferentes, atuando em conjunto com duas formas de profilaxia pré-exposição (PrEP), que envolve a ingestão de medicamentos antes das relações sexuais. O objetivo é avaliar a eficácia das vacinas e, simultaneamente, oferecer proteção, a fim de evitar a disseminação do HIV.

Previsão de sucesso

A equipe responsável pelo estudo não tem acesso aos dados, uma vez que são analisados e processados por um Comitê Independente de Monitoramento de Dados. A divulgação dos resultados da PrEPVacc está agendada para o quarto trimestre de 2024.

Quando se trata de ensaios clínicos de imunizantes, a ausência de notícias é considerada positiva. Isso ocorre porque os comitês de monitoramento optam por interromper os ensaios se os dados iniciais, caso indiquem ineficácia, como aconteceu com o ensaio HVTN 702. No entanto, até o momento, isso não ocorreu com a PrEPVacc.

O coordenador dos estudos, Jonatan Weber, disse que essa é a última vez, nesta década, que vão soltar dados sobre o ensaio. Ele disse que não haverá mais nenhum teste de eficácia contra o HIV até 2030. Em contrapartida, a professora de medicina da Universidade de Melbourne, Sharon Lewin, disse que esse não será o caso, já que a ciência vem avançando rapidamente.

Dados sobre o HIV no Brasil

Segundo dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde, em 2022, houve um registro de 16,7 mil pessoas infectadas pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). No Brasil, a maior concentração de pessoas com AIDS são os jovens de 25 a 39 anos, sendo 52% no sexo masculino e 48% para as mulheres. 

Além disso, cerca de 13 mil pessoas morreram em decorrência da AIDS, em 2022, conforme aponta a Unaids, no país. Este mesmo relatório informou que aproximadamente 1,5 pessoa faleceu por causa da doença, por hora, no ano passado. 


Estudo rumo à vacina contra o HIV está em fase final de testes

Ministério da Saúde elenca formas de como se prevenir do vírus da AIDS (Foto: Reprodução/Freepik)


Formas de prevenção

O Ministério da Saúde dá dicas de como se prevenir do HIV, recomendando o uso de preservativos, independentemente de qual relação sexual irá ter, e a utilização de objetos perfurocortantes descartáveis e esterilizados. Além disso, também é importante usar luvas quando entrar em contato com sangue ou com algum fluido corporal de alguém. 

 

Foto destaque: Um novo estudo de desenvolvimento de vacinas contra HIV está em andamento. Reprodução/Freepik

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...