INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Onda de calor e baixa umidade podem acentuar problemas respiratórios

Onda de calor e baixa umidade podem acentuar problemas respiratórios

Nesta segunda-feira (18), o Inmet emitiu alerta de baixa umidade para diversas regiões do Brasil. De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão de clima seco será percebido em boa parte dos estados até a noite da próxima quinta-feira (21).

De olho nas localidades

Para os estados de Goiás, Tocantins e Piauí, grande parte de Minas Gerais, Bahia e Mato Grosso, também partes de São Paulo, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas é esperado uma variação de nível de umidade entre 20% e 30%, de acordo com informações da Folha de São Paulo.

Cuidado e bem-estar

O tempo seco requer maior atenção e medidas dever ser tomadas para preservar a boa saúde. Algumas práticas ajudam amenizar os efeitos da secura do tempo.

Relevantes orientações foram disponibilizadas pelo Inmet:

  • Hidratação é fundamental, tanto a ingestão de líquidos quando a proteção da pele com uso de hidratantes, que ajuda evitar o ressecamento e impedir que a pele se queime devido à baixa umidade.

  • Evite bebidas alcoólicas e a cafeínas, essas substâncias favorecem a desidratação.

  • Umidificador de ar em ambientes auxilia para manter a umidade do local, cooperando por conservar as vias respiratórias e a pele livres de ressecamento.

  • Reduzir o tempo de exposição ao sol, sobretudo nas horas mais intensas de calor, nesses períodos a umidade costuma ser mais baixa.

  • Evitar atividades físicas e exercícios que requeiram mais esforços ao ar livre, essa prática aumenta a desidratação e propiciam problemas respiratórios.


Onda de calor e baixa umidade podem acentuar problemas respiratórios

Inmet Previsão do tempo (Foto; reprodução/Instagram/@inmet.oficial)


  • O uso de roupas leves deve ser a melhor opção nos dias de calor intenso e opte pelo agasalho nos dias de temperatura baixa.

  • Utilize soro fisiológico para hidratar as narinas é recomendado, além de manter a higiene da casa para evitar o acúmulo de poeira, que está entre os principais agentes responsáveis das patologias alérgicas.

  • O fumo também é um dos grandes vilões causadores de doenças respiratórias, portanto, a Inmet afirma que reduzir o uso é um bom recurso para quem deseja evitar uma piora no quadro respiratório.

Caso você possua alguma doença crônica, como asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), e perceba sinais de desconforto nos dias de baixa umidade do ar, procure orientação médica.

 

Foto Destaque – Mulher se hidratando – Reprodução/Freepik

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...