A depressão na adolescência é uma preocupação mundial

Suelem Oliveira Por Suelem Oliveira
3 min de leitura

Alterações frequentes de humor, bullying, abusos, tédio, falta de concentração, desânimo, pressão sobre qual área profissional seguir, entrar para uma universidade ou não, são alguns dos motivos capazes de fazer com que um adolescente desenvolva depressão. É necessário que os pais, familiares, professores, busquem informações para que se atentem a qualquer sintoma que pode ser um alerta sobre a doença, pois muitos não irão dizer como estão se sentindo e a busca por ajuda profissional o quanto antes trará resultados mais rápidos evitando que o adolescente carregue o peso da doença para a vida adulta.

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, em todo o mundo, a depressão é uma das principais causas de doenças e incapacidade entre adolescentes, já o suicídio é a terceira principal causa de morte entre adolescentes de 15 a 19 anos.


Depressão na adolescência. (Foto: Reprodução/Pinterest) 


A adolescência é o período da vida crucial para o desenvolvimento e a manutenção de hábitos sociais e emocionais que serão importantes na vida adulta e o apoio da família, da escola e da comunidade como um todo é fundamental para que essa estatística sobre os jovens se reverta. Sintomas como:  Falta de entusiasmo, ansiedade, irritabilidade, abuso de álcool ou drogas, problemas com a alimentação, insônia ou excesso de sono, baixo rendimento escolar, baixa autoestima, ou algum sintoma similar. É um sinal de alerta e avaliação.

No Brasil existe ONG’s que apoiam pessoas em situação de depressão. Uma delas é o CVV (Centro de Valorização da Vida) onde pessoas com pensamentos suicidas podem conversar para que alivie a dor da doença e busque por ajuda, atualmente é possível ter acesso pelo chat, telefone, e-mail ou no endereço disponibilizado no site.  

A OMS também possui um programa de apoio a saúde mental – (Mental Health Gap Action Programme (mhGAPr)) – que fornece diretrizes baseadas em evidências para pessoas que não são especialistas permitindo que identifiquem a doença, no site da Organização Pan- Americana da Saúde é possível encontrar a cartilha em português.

 

Foto de Destaque: Adolescente com depressão estudando. (Reprodução/Pinterest)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile