Um estudo chama atenção para os riscos dos baixos níveis do nutriente, principalmente entre pessoas mais velhas, informações relaciona déficit do nutriente à perda cognitiva.
O estudo acompanhou 160 pacientes, com mais de 75 anos, internados na Unidade de Avaliação e Gerenciamento Geriátrico do Flinders Medical Center. E ao observar a função cognitiva e os níveis de vitamina C, os pesquisadores descobriram que a pontuação da função cognitiva foi significativamente menor entre os pacientes com deficiência de vitamina C. As análises sugerem uma probabilidade três vezes maior de comprometimento cognitivo na falta do nutriente em comparação com os idosos com níveis aceitáveis da vitamina C.
Fontes de vitamina C
Entre as principais fontes do nutriente estão frutas, como laranja, limão, abacaxi, acerola, morango e caju, além de hortaliças, incluindo tomate, couve, pimentão e folhas verdes.
A vitamina C também estimula o funcionamento do sistema imunológico, levando a uma maior resistência às diferentes infecções. Além disso, o nutriente favorece o processo de cicatrização de feridas e atrasa o envelhecimento precoce.
Frutas como laranja, limão, abacaxi, acerola, morango e caju são fontes de vitamina C (Foto destaque: reprodução/ Engin Akyurt/Unsplas)
“Pesquisas anteriores mostraram que a vitamina C desempenha um papel significativo no funcionamento do cérebro, com estudos revelando que a deficiência de vitamina C pode estar associada ao comprometimento cognitivo, depressão e confusão mental”, disse o pesquisador Yogesh Sharma, professor de medicina da universidade e autor do estudo em comunicado.
Comum entre idosos hospitalizados, o comprometimento cognitivo provoca dificuldades de memória, concentração e na tomada de decisões.
Os especialistas lembram que a vitamina C interfere ainda durante o processo de digestão, na absorção do ferro. E uma carência de vitamina C pode resultar em menos ferro no organismo e uma grande chance da pessoa desenvolver anemia, o que compromete toda a saúde do corpo físico.
Foto destaque: reprodução/ Redacción Buena Vida