INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

A máquina mais potente do universo, como funciona o cérebro?

Alguns estudos recentes apontam como o cérebro humano se formou dos nossos antepassados, investigando os padrões que suas engrenagens operam no sistema nervoso central.

Em apresentação na CNN Sinais Vitais, o cardiologista Roberto Kalil e outros acadêmicos explicam que as redes de controle do corpo humano são o cérebro e o sistema nervoso central, responsáveis por regular nossas funções conscientes e inconscientes.

Neurônios, através de impulsos elétricos, agem traduzindo estímulos físicos em estímulos sensórias, que ao serem captados pela boca, nariz, pele, ouvidos, língua e olhos, determinam como nós reagiremos a ele.

Neurocientista Miguel Nicolelis, explica uma hipótese sua sobre a adaptação do cérebro com o objetivo de sobrevivência da espécie no meio: “O cérebro humano só é comparável ao universo que nos cerca. É através do cérebro que a gente confere significado, interpreta, gera uma noção de realidade que é peculiar ao ser humano. Por isso que eu gosto de dizer que o cérebro construiu, esculpiu o universo humano. O cérebro tenta criar um modelo do que tá aqui fora para maximizar nossas chances de sobrevivência”.

Paulo Niemeyer Filho é médico, cirurgião e diretor do instituto do Cérebro Paulo Niemeyer, seu pai e um dos maiores nomes de neurocirurgiões brasileiros, explica que o lobo frontal é uma característica distinta dos Homo sapiens que lhe deu a capacidade de pensamento simbólico, distinguindo-nos de outros animais e servindo de base para o desenvolvimento do raciocínio em diferentes esferas; matemática, linguagens, comportamental, imaginação e responsável por criar nossos sonhos.

Um documento publicado pela OMS defende que para o bom funcionamento do cérebro determinantes como saúde física, segurança e proteção, conexão social, acesso a serviços de qualidade, ambientes seguros e aprendizagem, são meios para uma melhora da qualidade de vida.


Reprodução visual da aparência dos neurônios presentes no cérebro humano (Foto: Reprodução/UNIFAL – MG)


Para pessoas que sofrem com algum distúrbio neurológico, e moram em países com menor acesso a serviços de qualidade das determinantes, o desenvolvimento dos jovens são potencialmente mais baixos, 43% das crianças menores de cinco anos sofrem atrasos no aprendizado, igualado a um nível de renda próxima a pobreza extrema na vida adulta, com 26% tendo ganhos reduzidos pela carência no estudo.

Mundialmente distúrbios mentais ainda são as maiores causas de incapacidade ou morte entre pessoas. Segundo a OMS dar acesso para as pessoas terem suas necessidades de saúde neurológica em dia, é o caminho a seguir para diminuição de quadros crônicos de doenças metais, surgimento de vícios na maior idade, benefícios econômicos, padrão de vida e sociabilidade potencializados.

O documento com o estudo faz parte do Plano de Ação Global Intersetorial publicado pela OMS para 2022 a 2030, e eleva a importância do discurso sobre atendimento público no campo da saúde neurológica mundial, oferendo soluções e apontamentos práticos para implementação de políticas voltadas a proporcionar melhor bem-estar a população. 

 

Foto destaque: Desenho digitalizado do cérebro e o sistema nervoso central Reprodução/Depositphotos

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 13 =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...