INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

A prática de natação é um dos exercícios mais completos

Um dos maiores aliados do nosso cérebro é o exercício físico. Estudos indicam que existe uma relação direta entre a prática de exercícios físicos e a melhora na função cognitiva. Após vinte minutos de atividade física moderada, a velocidade de processamento do nosso cérebro tende a aumentar.  

Além disso, a prática regular de exercício beneficia sua saúde mental, melhora a aprendizagem e diminui os efeitos do envelhecimento cerebral. Um dos exercícios mais completos para a nossa saúde é a natação.  

Dentre seus diversos benefícios, a natação ativa os principais grupos musculares do corpo e, devido a resistência da água, o estimulo o sistema cardiovascular acaba sendo maior do que em outras atividades. 

Assim como todo exercício aeróbico, a natação também produz a liberação de endorfinas. Essa substancia é responsável pela nossa sensação de prazer e felicidade, além de reduzirem a percepção de dor. 


Natação é um dos exercícios físicos mais completos (Foto: Reprodução/ACAD Brasil)


A natação também é ótima no tratamento da depressão e outras doenças mentais como a ansiedade. Junto com a terapia e com a medicação recomendada, a natação auxilia na redução de sintomas. Após a prática, acontece a formação de novo neurônios no hipocampo, o que ajuda no efeito antidepressivo. Essa área do cérebro também é responsável pela memória e aprendizado. 

Por isso, a natação é considerada um benefício para todas as idades. Além da importância no aprendizado de nadar, a prática mante a nossa mente jovem e saudável. De acordo com estudos, após 20 minutos de natação, acontece uma melhora no estimulo da função cerebral. 

Além de todos esses benefícios para o cérebro, a natação é capaz de produzir um estado relaxado ao nosso corpo. Pelo fato da água nos desconectar dos sons externos, a natação reduz a tensão emocional, já que diminui os níveis de cortisol, hormônio responsável pelo estresse.  

Dentre tantos benefícios, a natação é tida como o exercício físico mais completo. Lembrando que é essencial o acompanhamento com um médico para a checagem da saúde. A natação por si só não realizara milagres sem uma alimentação e estilo de vida saudável. 

Foto destaque: Natação. Reprodução/Freepix

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + dezoito =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...