Ácido bórico pode prejudicar a saúde da região íntima feminina

Felipe Yamauchi Por Felipe Yamauchi
3 min de leitura

Recentemente viralizou uma trend no aplicativo “TikTok”, em que mulheres que estão sofrendo com um cheiro ruim na região da vagina, podem usar como aliado um supositório feito com ácido bórico. O problema é que esse “conselho” é equivocado e pode causar graves problemas com o passar do tempo.

Dentro da vagina, existem diversas bactérias que fazem parte da proteção nessa região. O órgão feminino consegue até fazer sua própria limpeza, por isso, os médicos especialistas não recomendam que seja feita uma lavagem na parte interna e sim na parte da vulva, a região externa. Mesmo assim, a vagina tem seu cheiro e como o pH da região é ácido, o odor é normal, contudo se ele está muito forte, é recomendada uma visita ao médico.

Para a ginecologista e especialista em Sexualidade Feminina e Uroginecologia da Universidade de São Paulo (USP), Lilian Fiorelli, o ácido bórico não é o tratamento mais recomendado para tratar dessas infecções. “Ele têm propriedades antibacteriana e antifúngica, mas quando é aplicado pode acabar com a flora vaginal”, revelou.


Foto: Pó de ácido bórico/ Reprodução: Ourofertil


Como a substância desse ácido pode “zerar” a flora vaginal, as bactérias boas e ruins podem morrer e isso prejudica a saúde da mulher. “Já que o ácido é forte, ele pode matar as bactérias ruins e as boas também. Isso pode fazer com que a infecção persista por mais tempo e vai aos poucos tirando toda a proteção dessa região, deixando-a cada vez mais vulnerável”, conta Lilian.

A especialista ainda diz que o produto não serve para o tratamento do odor vaginal e nem para mudar o “sabor” da região. “Temos que tomar cuidado com o que vemos na internet. O ácido é usado no combate de algumas infecções, por isso se a mulher sente que há algo errado, ela deve procurar um médico para ter o diagnóstico”, enfatizou.

Em relação à mudança de sabor, Fiorelli, conta que o pH normal da vagina é 4,2 e que o produto tem o valor entre 5 e 6, por isso não pode ser usado de forma recorrente, pois ele muda o pH, deixa a vagina menos ácida e não altera o sabor nem o gosto. Ela finaliza dizendo que as mulheres conhecem o cheiro habitual dessa região e caso ele esteja mais forte, a paciente deve procurar ajuda de um especialista para investigar o problema. 

Foto Destaque: Caixa de cápsulas do ácido bórico/ Reprodução: Shopee

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile