INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Adolescente que morreu com suspeita de febre maculosa esteve presente na festa realizada em uma fazenda em Campinas

Adolescente que morreu com suspeita de febre maculosa esteve presente na festa realizada em uma fazenda em Campinas

Erissa Nicole Santana, de 16 anos, faleceu na noite da última terça-feira (13) com suspeita de febre maculosa, ela esteve presente em uma festa realizada em uma fazenda na cidade. Segundo informações, a jovem começou a apresentar os sintomas da doença poucos dias depois de acompanhar seu pai na “Feijoada do Rosa”, que ocorreu no dia 27 de maio, na Fazenda Santa Margarida, que fica localizada no distrito de Joaquim Egídio. Além da filha, o pai estava acompanhado de sua esposa durante o evento.

De acordo com um funcionário da festa, a família permaneceu no local por aproximadamente 30 minutos. Infelizmente, além da adolescente, outras três pessoas que participaram da mesma festa também contraíram a febre maculosa e vieram a óbito alguns dias depois. As vítimas foram identificadas como Evelyn Santos, de 28 anos, Mariana Giordano, de 36 anos, e seu namorado Douglas Costa, de 42 anos. A causa das mortes dessas três pessoas já foi confirmada como febre maculosa.


Mortes por febre maculosa. Reprodução / YouTube


A “Feijoada do Rosa” é um evento tradicional que chegou à sua 22ª edição neste ano, sendo a 10ª vez que é realizada na Fazenda Santa Margarida. Estima-se que cerca de 3,5 mil pessoas tenham comparecido à festa. Em nota, a Fazenda afirmou agir sempre de acordo com as exigências da vigilância sanitária e colocou-se à disposição das autoridades para colaborar com as investigações.

Com essas três mortes confirmadas, Campinas registra um total de cinco óbitos por febre maculosa em 2023. A febre maculosa é uma doença infecciosa causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, transmitida pelo carrapato estrela. Os sintomas iniciais incluem febre alta, dor de cabeça, dores musculares e articulares, além de erupções cutâneas caracterizadas por manchas vermelhas. Se não tratada adequadamente, a febre maculosa pode levar a complicações graves e até mesmo à morte.

Para prevenir a febre maculosa, é importante evitar áreas infestadas por carrapatos, utilizar roupas de manga longa e calças compridas ao adentrar em áreas rurais, aplicar repelentes de insetos e fazer a devida verificação do corpo após a exposição em áreas propícias à presença desses parasitas. Além disso, é fundamental buscar atendimento médico imediato caso sejam observados os sintomas característicos da doença.

Foto Destaque: Erissa Nicole Santana. Reprodução/Arquivo Pessoal

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...