Agência de saúde americana afirma que as gomas de nicotina fazem mal à saúde

4 min de leitura

Segundo a “Food and Drug Administration”, um órgão público dos Estados Unidos parecido com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), emitiu um alerta esta semana sobre a irregularidade na comercialização de gomas à base de nicotina. Para as autoridades, esse tipo de produto representa um perigo para as crianças e por isso os pais precisam ficar atentos.

Essas gomas de nicotina vão se tornar uma crise de saúde pública entre os jovens da nossa nação. Principalmente quando estamos prestes a iniciar um novo ano letivo”, disse o comissário da FDA, Robert Califf. Em agosto, o órgão já havia mandado uma advertência para a empresa “VPR Brands”, fabricante do produto.

No conteúdo está explícito que para uma empresa vender algum produto que tenha em sua composição a substância nicotina, é necessário enviar à agência de fiscalização um pedido para ser feita a aprovação e desta forma ser iniciada a venda do alimento. Contudo, a agência negou que a “VPR” tenha feito esse pedido para começar a vender as gomas.


Foto: Balas feitas com nicotina/ Reprodução: Simpatio


Na composição das balas, havia cerca de 1 miligrama de nicotina e na embalagem vinham 12 pedaços. Segundo a FDA, entre um e quatro miligramas da substância são considerados altamente tóxicos para crianças independente da idade e do peso.

No site da fabricante, o produto era descrito como se não tivesse o tabaco em sua composição e que eles foram “feitos para capacitar os fumantes adultos a usarem a nicotina do seu melhor modo”. O que a FDA usa em argumento é que os sabores como: “bomba de cereja”, “abacaxi” entre outros, possam atrair o olhar e a vontade das crianças em consumir as balas.

Ainda não há estudos comprovados sobre como houve essa popularidade de produtos feitos com essas substâncias, porém foi constatado que no Sul da Califórnia este tipo de produto é muito popular. Para a vice-presidente assistente de defesa nacional da “American Lung Association”, Erika Sward, as gomas estavam sendo vendidas desde há pelo menos nove meses antes.


Foto: Chiclete e cigarros que usam nicotina/ Reprodução: Olhar Digital


O cuidado da FDA em cima desse tipo de produto não está indo tão rápido quanto deveria ser. A minha preocupação é que pode vir aí mais e novos produtos feitos com esse tipo de substância. Isso continuará sendo um grave problema”, contou a especialista.

Em resposta a FDA afirmou ter sido autorizada pelo Congresso a regular a nicotina sintética apenas no começo deste ano e que continuará a se comprometer na abordagem do uso de tabaco por jovens. Até o momento, a empresa “VPR Brands” não respondeu a equipe do site da CNN sobre o assunto e garantiu que a fabricação das gomas foi descontinuada.

 

Foto Destaque: Chicletes feitos com nicotina/ Reprodução: R7 Notícias

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile