Agosto Dourado: conheça quatro dicas para ajudar na amamentação

Gabriel Gomes Por Gabriel Gomes
3 min de leitura

O mês de agosto é conhecido como Mês Dourado por conta das campanhas de incentivo a amamentação. Além da alimentação do bebê, a saúde, o bem-estar e o vínculo entre mãe e bebê são essenciais.

“Temos evidências científicas sobre vários benefícios do aleitamento, como prevenção contra doenças, desenvolvimento do sistema imune, prevenção de alergias respiratórias, de pele e alimentares, maior QI quando comparado a bebês não amamentados, prevenção da mortalidade infantil, proteção contra leucemias, estimula o bom crescimento da arcada dentária assim como respiração nasal… e muitos outros benefícios!”, explicou Cinthia Calsinski, enfermeira obstetra e Consultora Internacional de Lactação.


A amamentação é o alimento mais saudável da criança até os dois anos ou mais. (Foto: Reprodução/Zenklub)


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a recomendação do aleitamento materno pode ser de até dois anos ou mais. Mas mesmo sendo o alimento mais saudável para a criança, é normal que mães deixem de amamentar o bebê e busquem fórmulas prontas ou até a introdução alimentar precoce em muitos casos.

“As duas maiores dificuldades durante a amamentação são a dor para amamentar decorrente de pega incorreta e a baixa produção de leite, que pode ter como fator causal também a pega incorreta”, segundo a enfermeira.

A falta de informação também é um dos fatores que complicam na hora da amamentação, já que não existe uma cobertura ampla de profissionais para auxiliar as mães nesse momento.

“Por isso, o melhor preparo é a informação de qualidade – não é necessário preparar os mamilos para amamentar, o uso de buchas, a questão da exposição ao sol, o uso de cremes e pomadas, nada disso é indicado atualmente”, explica Cinthia.

A enfermeira listou quatro dicas para facilitar o trabalho das mamães para o aleitamento materno.

Se informar na gestação: Não espere o bebê nascer para aprender sobre amamentação. Antecipe-se para entender sobre os conceitos de pega correta, livre demanda, bicos artificiais e outros relacionados ao tema.

Pega correta: Esse mantra é essencial para facilitar o processo de amamentação. Um bebê que pega direito no peito faz uma boa extração do leite, ganha peso corretamente, faz xixi e cocô diariamente. Se isso não acontecer, o bebê não se alimenta direito, não ganha peso, fica irritado e até pode machucar a mãe.

Livre demanda: Alimentar o bebê quando ele pede, sem grandes intervalos, respeitando o ciclo da saciedade.

Desmame é gradual: O bebê e o corpo da mãe se adaptam ao número de mamadas diárias e deixa o processo mais tranquilo.

Foto destaque: O vínculo entre mãe e bebê na amamentação. Reprodução/São Cristóvão Saúde

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile