Alimentação saudável: descubra os alimentos que combatem a ansiedade

3 min de leitura

Segundo dados da pesquisa da Organização Mundial da Saúde(OMS), cerca de 18,6 milhões de brasileiros sofrem com quadro de ansiedade. A ansiedade surge na nossa rotina das mais diversas formas, o primeiro primeiro dia do trabalho, organizando uma festa de casamento, antes de fazer uma prova, qualquer desses acontecimentos são inofensivos até que a pessoa entra em crise e fica presa em uma grande tensão o que leva a pensamentos tornam-se excessivos e negativos, a ansiedade podem levar também a sintomas físicos como dor intensa no peito, dificuldade para respirar entre outros.

Ter uma rotina de exercícios e uma alimentação rica em nutrientes não favorece somente o emagrecimento ou na melhora da performance, de acordo com os estudos realizados pela Universidad Harvard e por especialistas, manter uma alimentação saudável pode auxiliar no combate a ansiedade. Confira os alimentos saborosos para incluir na sua alimentação e cuidar da sua saúde mental. 


Alimentos podem ajudar no combate à ansiedade (Reprodução/revistaabm)


Os peixes são alimentos ricos em ômega -3, e estimulam a proteção das células cerebrais além de estimular o aumento dos hormônios do bem- estar, como a serotonina, dopamina e noradrenalina. Os alimentos com folhas escuras, são ricos no complexo B e possuem grande concentração de magnésio, são eles: brócolis,agrião,couve e rúcula. Esses possuem ácido fólico, substância que participa da formação das células responsáveis pela defesa do organismo.

As frutas cítricas como limão, abacaxi e a acerola podem fazer parte da sua dieta no combate da ansiedade e do estresse pois auxiliam no controle do cortisol, hormônio responsável pelo desconforto mental. Chocolate amargo produzem alívio mental quase que instantâneo pois possuem a presença de triptofano, aminoácido que diminui a secreção do cortisol, o hormônio do estresse.a indicação é consumir de 20 a 30 gramas de chocolate acima de 70% de cacau por dia.

Vale ressaltar que os alimentos citados não são milagrosos e não atuam como medicamento. Por isso, é necessário  o acompanhamento de especialistas na área da saúde para combater a ansiedade.

 

Foto destaque: Diversos alimentos. Reprodução/br.freepik.com.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile