Alimentação vegana ajuda na eliminação de sintomas da menopausa, afirma estudo

Suelem Oliveira Por Suelem Oliveira
2 min de leitura

Um dos sintomas mais desconfortáveis para as mulheres que estão na menopausa é o calor. Segundo milhões de relatos o período de calor, é o momento da pele do rosto, pescoço e peito queimarem e ficarem vermelhos, outro desconforto é o suor incontrolável à medida que a frequência cardíaca aumenta. Porém, um recente estudo conduzido por um comitê de médicos de Washington, nos Estados Unidos, mostra que mudanças na dieta alimentar podem ajudar essas mulheres, uma alimentação mais vegana pode diminuir e até mesmo interromper essa manifestação desagradável.

A pesquisa foi realizada com 84 mulheres na pós-menopausa sendo elas divididas em dois grupos. As 42 mulheres que fizeram parte do grupo que mudaram sua alimentação tiveram um resultado satisfatório, sendo que 9 em cada 10, sentiram os sintomas da queimação desaparecer e a cada 5 participantes, três disseram não sentir nenhum sinal.


Mulher com sintoma da menopausa. (Foto: Reprodução/Instagram)


O principal pesquisador do estudo, Neal Barnard, explica que ainda não foi possível entender completamente por que isso funciona, mas segundo ele três elementos são fundamentais, evitar produtos de origem animal, reduzir a gordura e adicionar uma porção de soja. Segundo Barnard esses novos resultados sugerem que uma mudança na dieta deve ser considerada como um tratamento de primeira linha para sintomas vasomotores problemáticos, incluindo suores noturnos e ondas de calor, afim de evitar riscos crescentes de doenças cardíacas, câncer de mama e problemas de memória.

Atualmente um dos tratamentos mais recomendados pelos médicos no período da menopausa é a utilização de remédios com hormônio feminino, porém, esse tipo de tratamento aumenta os riscos das mulheres de desempenhar outras doenças cardiovasculares e crônicas.

Apesar do estudo ter sido realizado em tamanho moderado, existem estudos antigos que mostram resultados parecidos, como por exemplo, a soja que é conhecida por conter compostos conhecidos como isoflavonas, que são um tipo de fitoestrogênio, composto de vegetais que possuem estrutura semelhantes ao estrogênio.

 

Foto Destaque: Mulher segurando uma maça. Reprodução/Instagram

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile