Em apenas uma semana, os casos confirmados de pessoas com coronavírus aumentaram 330% no Rio de Janeiro, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde. Com o aumento nos testes positivos para a doença e a detecção da subvariante BQ.1, epidemiologistas alertam, desde o início deste mês, para a uma nova onda da Covid-19 no Brasil.
Uma em cada três pessoas que fizeram o exame estão contaminadas no estado do Rio, aponta a Secretaria Estadual de Saúde. Os dados revelaram ainda que, durante os dias 30 de outubro a 5 de novembro, 4.368 pessoas foram diagnosticadas com a doença. Na semana seguinte, o número de casos aumentou para quase 18.800.
Como reflexo do aumento de casos de mais de 300%, o impacto está sendo bastante sentido nos hospitais. Isso porque os atendimentos de casos de pessoas com síndrome gripal aumentaram cerca de 20% nas unidades de pronto-atendimento.
A SUBVARIANTE BQ.1
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), que é responsável pelo monitoramento das diferentes linhagens do vírus da Covid-19, a cepa B.Q1 já foi detectada em mais de 60 países, o que inclui o Brasil. Assim, ela apresenta prevalência de 9% até o momento.
Foto: A subvariante BQ.1 (Reprodução/ NIAD-NATIONAL INSTITUTE OF ALLERGY AND INFECTIOUS)
CASOS DIÁRIOS DE COVID-19 NO RIO DE JANEIRO
A cidade do Rio de Janeiro registrou, ao longo desta semana, cerca de 2 mil casos diários de Covid-19. Além disso, segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, as internações pela doença triplicaram em quatro dias.
Foto destaque: Teste de Covid-19 (Reprodução/ Metrópoles)