Animais estão sendo testados após novo surto de Covid na China

3 min de leitura

Depois de 40 casos de Covid-19 na cidade costeira de Xiamen, na China, cinco milhões de pessoas tiveram que ser submetidas a testes. E não foram só as pessoas que tiveram um aviso oficial: os pescadores, que estão na vida marinha, terão que levar seus peixes e frutos do mar para serem testados.

Nesse último surto, vídeos no Douyin, versão local do TikTok na China, viralizaram com profissionais de saúde fazendo testes PCR em peixes e caranguejos vivos.

Mesmo que pareça incomum, peixes vivos já foram testados para saber se foram infectados pelo vírus. Um funcionário do Departamento Municipal de Desenvolvimento Oceânico de Xiamem disse ao jornal South China Morning Post que o governo aprendeu lições com Hainan, que está passando por um surto da doença.


Diferentes animais vivos já foram testados para Covid-19 (Reprodução/iPanda)


O funcionário informou que o novo surto pode ter sido causado pela compra e venda de frutos do mar. A província de Hainan, no sul da China, registrou mais de 10 mil casos de covid-19 desde o início de agosto, e as autoridades acreditam que o surto veio da comunidade pesqueira.

A mídia chinesa fala sobre a relação que a vida marinha tem com o coronavírus, já que o primeiro surto de covid-19 foi rastreado em um mercado de animais vivos na cidade de Wuhan.

Embora seja difícil que os frutos do mar sejam hospedeiros do vírus, os casos estão ligados aos trabalhadores portuários, que lidam com os produtos congelados ou mercado de pescados. Em junho de 2020, Pequim provocou um pânico na população, porque o vírus da covid-19 foi detectado em tábuas usadas para cortar salmão importado. Como medida de segurança, os restaurantes tiraram o salmão de suas prateleiras e cortaram as importações.

Mas não foram só os peixes testados nos últimos dois anos, hipopótamos, galinhas, cachorros, gatos e pandas foram flagrados fazendo testes do tipo PCR. O motivo dado é para garantir a segurança dos animais e dos visitantes.

 

Foto destaque: Peixe vivo sendo testado para covid-19. Reprodução/TV Cultura

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile