INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Antiviral Tecovirimat pode ter eliminado inflamações na região ocular causada por varíola dos macacos

Um rapaz de 27 anos que contraiu a varíola dos macacos, teve seu caso analisado na Clínica de Olhos do Doutor Moacir Cunha do Grupo Fleury, na capital paulista. O paciente foi na clínica em agosto com o olho esquerdo vermelho, apresentando sensibilidade à luz, dor baixa visão e coceira. O mesmo apresentou melhoras no olho após tratamento com o antiviral Tecovirimat. A sua condição clínica foi reportada no artigo publicado na revista Jama, na última quinta-feira (22).

O diagnóstico do paciente foi de ceratite e uveíte: a primeira é uma inflamação da córnea do olho e a segunda é também uma inflamação que ocorre no interior do olho, ou seja, intraocular. O paciente testou positivo para a varíola dos macacos, com a primeira lesão causada pela doença sendo observada 24 dias antes de buscar atendimento médico com um oftalmologista. Além dos resultados positivos pelo uso do medicamento, trata-se do primeiro registro de inflamação ocorrida nesse órgão devido a doença.


O antiviral tecovirimat é indicado para as formas graves apresentadas pela doença. (Foto: Reprodução/gov.br)


O aparecimento dos vírus nos olhos, ocorre quando a pessoa infectada pela varíola dos macacos, toca em alguma lesão causada pela doença e depois, leva a mão à região ocular. O desfecho reportado é a conjuntivite: um levantamento concluiu que 23% de pacientes no Congo, infectados pelo vírus da varíola dos macacos entre 2010 e 2013 apresentaram essa complicação. Em cenários mais extremos da doença, pacientes perderam a visão.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, casos assim são raros de acontecer mesmo que o mundo esteja apresentando o surto da doença. O tecovirimat foi desenvolvido para o tratamento da varíola comum, e foi licenciado pela Agência Europeia de Medicamentos para a varíola dos macacos em 2022 de acordo com os dados coletados em estudos com animais e humanos, porém, o antiviral ainda não está amplamente disponível. Os antivirais devem ser utilizados no início de preferência entre os primeiros cinco dias do aparecimento da doença de acordo com as indicações médicas.

Capa Destaque: A varíola dos macacos apresenta diversos sintomas fisicos, um deles é o surgimento de bolhinhas na pele. Reprodução/Veja.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...