Aprovada nesta segunda-feira (2), pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a substancia Wegovy também conhecida como Semaglutida 2.4mg. Este é o primeiro medicamento de uso semanal usado para o tratamento de pessoas com sobrepeso ou obesidade no Brasil. Essa decisão foi publicada no Diário Oficial da União.
Foto: A Wegovy trata-se de uma substância que é aplicada com a ajuda de uma caneta. Reprodução/ mdsaude.com.
O medicamento tem uma ação semelhante ao da Ozempic, e o mesmo principio ativo que o Rybelsus, que são usadas para o tratamento da diabetes tipo 2. As mesmas são recomendadas pelos médicos para perda de peso. A substância aprovada é produzida pela farmacêutica Novo Nordisk e seu principio ativo atua agindo na redução do apetite aumentando a sensação de saciedade.
A Wegovy trata-se de uma substância que é aplicada com a ajuda de uma caneta. A medicação tem uma função semelhante ao hormônio GLP-1, presente em nosso intestino. Ou seja, toda vez que uma pessoa se alimenta, este hormônio sinaliza para nosso cérebro que é hora de reduzir a fome, retardado o esvaziamento do estomago e aumentando assim a produção da insulina, promovendo assim a absorção da glicose nas células.
Uma pesquisa clinica indicou que o uso da substância em um período de 17 meses, reduz em 17% o peso corporal. Esse estudo envolveu cerca de um pouco mais de 4.500 pessoas em diversas partes do mundo. Um em cada três voluntários que participaram da experiência chegou a perder mais de 20% de seu peso corporal. Enquanto que aqueles que participaram apenas com o uso do placebo, tiveram uma perda inferior ao seu peso, por volta de 2,4% de seu peso corporal.
Não se sabe ainda quando a medicação chegará ao mercado brasileiro e nem quanto ira custar. A mesma ainda passará por testes na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec), para um futuro oferecimento no sistema público de saúde.
Sabe se que a mesma já foi aprovada e vem sendo usado nos Estados Unidos, desde o final do ano de 2021. E que seu preço por lá é estimado em U$$1.349 dólares, cerca de R$ 6 mil reais.
Foto destaque: Anvisa libera wegovy para obesos e pessoas com sobrepeso.REPRODUÇÃO/Portaldafloresta.com