No dia 18 de agosto (quinta-feira), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou uma reunião com agentes farmacêuticos e especialistas externos da Pfizer para discutir questões referentes à vacinação, discutindo os dados de eficácia e segurança da vacina Comunaty.
Pfizer será liberada para vacinar crianças a partir de 6 meses assim que a Anvisa receber a documentação necessária. (Foto: Divulgação/Geovanna Albuquerque/Agência Saúde DF)
“O grupo de especialistas externos, que envolve representantes da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) já encaminhou parecer conjunto à Anvisa em decorrência das discussões ocorridas na reunião”, comunicou a Anvisa na segunda-feira (29/08).
Além disso, na semana passada a Agência informou ter solicitado exigência técnica para finalização do processo.
Nesta terça-feira (30/08) a Anvisa informou que está aguardando documentos para finalizar a avaliação do imunizante contra a Covid-19 para crianças a partir de 6 meses de idade. Atualmente, o imunizante da Pfizer no Brasil é permitido para todos a partir dos 5 anos de idade. Enquanto crianças a partir de 3 anos são imunizadas pela CoronaVac.
Crianças a partir dos 5 anos de idade podem ser imunizadas pela Pfizer. (Foto: Divulgação/Amira Hissa)
De acordo com a Agência Brasil, novas doses o Instituto Butantan retomou a produção de novas doses da vacina CoronaVac, para a imunização da população entre 3 a 5 anos de idade. A previsão da entrega de 1 milhão de doses do imunizante, volume encomendado pelo Ministério da Saúde, está prevista para meados de setembro. A recomendação da imunização para essa faixa etária de idade foi feita pelo ministério desde 15 de julho.
Segundo os dados numéricos do LocalizaSUS, do Ministério da Saúde, 261.611 crianças de 3 e 4 anos receberam a primeira dose da vacina CoronaVac até a primeira quinzena deste mês (agosto). Entretanto, apenas 3.168 completaram a vacinação com a segunda dose. A porcentagem de crianças entre essas idades que conseguiram iniciar a imunização representa apenas 4,67% da população estimada.
Foto Destaque: Em pouco tempo, crianças a partir de 6 meses poderão ser vacinadas contra à Covid-19. Divulgação/Frank Dejongh