Anvisa proíbe a venda de lote específico de atum enlatado da Cellier

Roberta Rodrigues Por Roberta Rodrigues
3 min de leitura

Nesta sexta-feira (18), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda, utilização e distribuição de um lote de atum da marca Cellier. A restrição ocorreu, após identificarem um surto de intoxicação alimentar no interior de São Paulo.

O lote vetado é o 08/05/23, fabricado na mesma data e válido até 08//05/2025. O recolhimento do produto já foi determinado; e a decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (18), por meio da Resolução RE 3.124, de 18 de agosto de 2023.

A agência recebeu a informação sobre os surtos de intoxicação, do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo (CVS-SP), que ocorreu nos Centros de Educação Infantil (CEIs) de Campinas, no final de julho de 2023. Após o consumo do alimento, os consumidores apresentaram sintomas compatíveis com intoxicação alimentar por histamina.

Um exame laboratorial realizado pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), confirmou a contaminação do produto, pois identificou valores de histamina acima dos limites tolerados pela legislação sanitária.


Cellier Alimentos do Brasil LTDA. (Foto: reprodução/ Cellier)


Sobre a histamina

A substância pode se formar após a morte de pescados, a partir das condições de manuseio e quando o armazenamento do animal é inadequado. Mesmo após o tratamento térmico do pescado (por exemplo, cozimento, esterilização comercial, defumação) e durante a fabricação do produto final (como o atum enlatado), a substância não é eliminada.

É importante ressaltar que os peixes podem conter níveis tóxicos de histamina, e não apresentar sinais como: alteração na consistência, ou na cor e mau cheiro.

Sintomas

O consumo de alimento contaminado pode causar: formigamento, sensação de queimação na boca, dormência, erupções cutâneas no tronco superior, dor de cabeça, queda de pressão, e coceira na pele, podendo evoluir para diarreia, vômito e náusea.

Os sintomas podem desaparecer em poucas horas, e a doença geralmente é leve. Porém, pessoas com problemas de saúde e idosos podem apresentar sintomas mais graves.

 

Notícia produzida por Ângela Maria (Lorena – R7)

Foto Destaque: Anvisa proíbe a venda de um lote especifico de atum enlatado contaminado por histamina. Reprodução/Cellier

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile