Anvisa recebe pedido de registro da nova vacina de Covid

Júlia Sales Por Júlia Sales
3 min de leitura

Nesta terça-feira (31), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu um pedido para registro definitivo da vacina Comirnaty bivalente, de luta contra a covid-19, que é fabricada pela Pfizer.

A vacina bivalente já foi autorizada pela Anvisa em novembro do ano passado como pedido emergencial. Ela é utilizada como dose de reforço para pessoas acima de 12 anos. Agora o pedido está em análise novamente devido a solicitação da Pfizer para que a vacina também possa ser aplicada em crianças entre 5 e 11 anos.

A Anvisa afirma que imunização bivalente protege não só do vírus original da covid, como a vacina monovalente, mas também das variações que surgiram ao longo do tempo, incluindo a mais conhecida das variantes, a Ômicron.

“A análise de pedidos de registro de vacinas segue regulamentação própria e busca verificar se a relação benefício/risco do produto é satisfatória no contexto epidemiológico atual. Para isso, devem ser apresentados estudos clínicos e outros dados a fim de comprovar a qualidade, a segurança e a eficácia do produto”, informou a Anvisa para o portal Agência Brasil.


Vacina bivalente de covid terá tampa do frasco cinza, diferente da monovalente que é roxa. (Foto: Reprodução/ InfoMoney)


A Anvisa informa que este tipo de análise de vacinas serve para verificar a relação de benefícios e riscos, e se é benéfico no contexto epidemiológico atual.  Para que isso ocorra, são apresentados estudos clínicos e dados que comprovem a qualidade, segurança e eficácia.

Este tipo de vacina começará a ser utilizado no Brasil a partir do dia 27 de fevereiro. Espera-se que, após o período de condição emergencial, as vacinas autorizadas em caráter emergencial sejam transferidas para o registro sanitário definitivo.

As vacinas bivalentes não são utilizadas como primeiro imunizante, somente como dose de reforço e os profissionais de saúde orientam que a população não atrase o calendário de vacinação de reforço a fim de esperar pelas vacinas bivalentes.

Foto destaque: Foto das vacinas bivalentes de covid-19. Foto: Reprodução/ Olhar Digital.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile