As cores da sua vestimenta podem influenciar o seu bem-estar

Gabriel Borges Por Gabriel Borges
2 min de leitura

As cores das roupas que você utiliza podem influenciar no seu dia a dia. Usar roupas com cores vibrantes, mais ‘chamativas’, podem aumentar o bem estar das pessoas. É o chamado ‘vestir-se com dopamina’. Uma associação das cores que você usa com a dopamina, que é um neurotransmissor do sistema nervoso central diretamente ligado com o humor e as emoções do ser humano.

Segundo estudos publicados pela ScienceDaily, as mulheres se sentiam mais felizes usando roupas com cores mais vibrantes e com cortes que valorizassem a sua figura. 

A prática de vestir-se com dopamina, conhecida em inglês como ‘dopamine dressing’, está diretamente associada à psicologia das cores. A psicologia das cores é um estudo onde mostra como certas cores interferem no comportamento humano. 

Como por exemplo, alguns tons de azul causam sensação de relaxamento ou certos tons de vermelho provocam excitação ao ser humano. Isso tudo pode trazer sensações tanto positivas, quanto negativas. 

Então, se você gosta de vestir roupas mais coloridas, você entende o conceito de vestir-se com dopamina. Essa prática pode te ajudar num dia chuvoso e escuro, onde muitas pessoas usam roupas com menos cor. Se você utilizar uma vestimenta vibrante, cor amarela, rosa, pode melhorar seu dia. 


Cor laranja é vibrante e tendência neste ano de 2022(Foto: Reprodução/Getty Images)


Shaikila Forbes-Bell, psicóloga de moda e autora do livro ‘Big Dress Energy’, explica que há um poder das roupas, uma energia, que faz as pessoas se sentirem melhores e mais confiantes. 

A autora também faz um adendo a prática do ‘dopamine dressing’, dizendo que: 

“Vestir-se com dopamina é o fundamento psicológico para o conceito de ‘vista-se bem e sinta-se bem’. Quando você veste algo que associa à felicidade, você incorpora essa emoção e se sente feliz”.

Escolha bem a sua roupa para se sentir melhor no seu cotidiano, na sua jornada diária, em seu trabalho, sua casa. Isso pode fazer a diferença.

 

Foto Destaque: Mulhers vestidas com cores mais vibrantes(Foto: Reprodução/Pinterest)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile