Aumentam os casos de dengue no Brasil no início do ano

Emilly Vitoria Por Emilly Vitoria
3 min de leitura

Os casos de dengue (Aedes aegypti) aumentaram de forma drástica no começo deste ano, de 2023. Entre os meses de janeiro e fevereiro os casos aumentaram em cerca de 46% comparado ao mesmo período que do ano passado, de 2022, o que é uma porcentagem para ficar em alerta. 

Em algumas cidades os casos aumentaram mais do que em outros, como em Rondônia que mais de mil casos foram confirmados somente no mês de janeiro, cerca de 40% a mais do que foi registrado no ano de 2022 todo. Já na cidade do Rio de Janeiro, quase dois mil casos foram confirmados no período de dois meses.

Em Minas Gerais, quase sete mil casos foram confirmados, entre eles seis pacientes que vieram a óbito. Para finalizar, infelizmente o Espírito Santo está passando por uma epidemia do mosquito da dengue, pois já tiveram quase vinte e nove mil registros. De acordo com a Secretaria de Saúde, nove pessoas vieram a óbito neste período de epidemia. 

No começo deste mês, no dia 2 de março, a Anvisa realizou a aprovação de uma nova vacina para o Aedes aegypti (dengue), mas infelizmente ainda não possui uma data prevista para que a vacina possa começar a ser aplicada. Até este dia, o que nos resta a fazer, é apenas prevenir-nos, tomar todos os cuidados possíveis para evitar de pegar esta doença. 

Algumas dicas de cuidados que você deve tomar para que não contraia a doença, são; atente-se aos vasos de plantas, livre-se de objetos que estão acumulando água, armazene as garrafas da forma certa, evite a contaminação de caixas d’água e calhas, higienize recipientes que armazenam a água, tenha cuidado com o lixo e utilize proteção individual. 

Esses são alguns cuidados que você pode estar tomando na sua casa, alertando a família, amigos e vizinhos sobre o risco da dengue, pois é uma doença que infelizmente mata e ainda não possui data de início da nova vacinação. 

Foto Destaque: Aumento de caso do Aedes aegypti. Reprodução/Secretaria da Saúde 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile