INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Autocuidado: Cinco maneiras de ter equilíbrio e bem-estar

O autocuidado tem e tornado um assunto muito falado e buscado, porém, a quem confunda o autocuidado com uma forma egoísta de se cuidar esteticamente, mas na verdade, o autocuidado é a busca pelo próprio bem-estar e equilíbrio no meio de uma rotina exaustiva.

O estresse e ansiedade são dois inimigos frequente na vida das pessoas, porém a população tem buscado cada vez mais o bem-estar mesmo com pouco tempo e muitas tarefas diárias. Segundo a ferramenta Google Trends que mostra tendências de pesquisa, no Brasil, a busca pelo autocuidado e autoestima teve um aumento relevante no país no último ano, o que demonstra uma preocupação cada vez maior da população brasileira pelo foco em si cuidar.


Mulher apreciando a leitura. (Foto: Reprodução/Instagram)


Alguns cuidados básicos feitos com disciplina podem ajudar a ajustar o autocuidado mesmo em dias de grandes tarefas:

Reflexão

Entender o momento em que está vivendo, buscar o autoconhecimento para aprender a lidar com os gatilhos que alteram os níveis de ansiedade e estresse. Ter reflexões conscientes do que faz mal e bem, é importante, para estar em equilíbrio.

Inteligência Emocional

É a capacidade humana de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outras pessoas sem comprometer tarefas e o convívio com os outros. A inteligência emocional é a habilidade de tomar decisões boas ou ruins.

Autocobrança

A autocobrança é um dos gatilhos que influenciam no desequilíbrio da inteligência emocional e o excesso pode causar patologias como ansiedade e depressão. É importante e necessário ser gentil consigo mesmo.

Saúde Social

Criar conexões com outras pessoas faz parte do processo de desenvolvimento humano. Ter momentos para a saúde social é fundamental para alcançar o bem-estar. Está próximo de pessoas positivas que se nutrem de bons sentimentos elevam a energia e agregam conhecimentos.

Tempo para si mesmo

Ter momentos de solitude é fundamental para apreciar a própria companhia, seja lendo um livro, ouvindo uma música, fazendo uma atividade que gosta, o importante é sentir prazer na própria companhia. Momento de interação com a família e amigos também ajudam a elevar a qualidade de vida.

 

Foto Destaque: Mulher Feliz ao escutar uma música. Reprodução/Instagram

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + 4 =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...