Autoestima: por que tamanho do nariz é uma preocupação grande

2 min de leitura

A preocupação com o tamanho do nariz é um tema comum entre muitos pacientes e pode ter várias origens psicológicas e sociais.

“O nariz desempenha um papel central no equilíbrio estético do rosto e existem questões psicológicas, sociais, além de padrão de beleza, comentários negativos e experiências pessoais”, explica o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, membro da BAPS (Brazilian Association of Plastic Surgeons) e da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS).

Razões

O médico explica que em muitas culturas e sociedades existem ideais de beleza que podem enfatizar características específicas do rosto, incluindo o tamanho do nariz. A tendência natural de comparar-se com os outros também pode levar à percepção de que o próprio nariz é desproporcional ou inadequado. “Ao ver narizes que são considerados mais harmoniosos ou atraentes por outros, pode-se desenvolver uma preocupação em relação ao próprio nariz”, destaca o médico.

Além disso, comentários negativos ou bullying relacionados ao tamanho do nariz podem ter um impacto significativo na autoestima de uma pessoa. “Algumas pessoas podem ter vivenciado experiências traumáticas ou eventos em que seu nariz tem sido o foco de atenção negativa, o que pode levar a uma grande preocupação com o tamanho do nariz”, diz o médico.

Rinoplastia

De acordo com o médico, a autoestima é um aspecto crucial na vida das pessoas e a rinoplastia tem se destacado como uma forma eficaz de melhorá-la. 

“Além de corrigir imperfeições, essa intervenção cirúrgica tem se mostrado uma poderosa aliada na melhora da autoestima, no embelezamento facial e até mesmo na percepção anti-idade. Com técnicas aprimoradas, materiais inovadores e uma compreensão mais profunda da anatomia nasal, os resultados obtidos têm sido cada vez mais naturais e personalizados”, destaca.

O especialista enfatiza que a rinoplastia tem passado por grandes avanços nos últimos anos, trazendo benefícios estéticos notáveis para os pacientes. 

Foto destaque: homem de perfil. Foto/Reprodução

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile