Bairros de Campinas apresentam riscos por infestação de Aedes aegypti

Gabriel C.Garcia Por Gabriel C.Garcia
2 min de leitura

Segundo o portal G1, 35 bairros do município de Campina Grande apresentam fortes riscos de tranmição de doenças por causa de infestação pelo mosquito Aedes aegypti, que o vetor principal de doenças como a dengue, Zika e Chikungunya. Os 35 bairros correspondem a mais da metade dos bairros no munícipio, mostrou o Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypiti (LIRAa). 

Os dado apontam também que 4,4% de um total de 8.826 residências vistoriadas contem focos do mosquito, fator esse que leva diretamente ao aumento do contagio da dengue, zica e chikungunha. O LIRAa também apontou que Liberdade, Jardim Paulistano e São José são os bairros que ocupam o primeiro lugar na lista do indice de transmição (7,4). E os que bairros que oculpam as menores posições são: Velame, Bairro das Cidades e o Conjunto Acácio Figueiredo (1,6).


Larvas do mosquito causador da dengue, zika e chikungunya (Foto: Reprodução/G1)


Vale ressaltar, que há uma escala de infestação com base em parâmetros do Ministério da Saúde. Neste leventamento bairros que registram as informações com números acima de 4% são consederados de alto infestação. Os bairros que concentrarem números entre 1 e 3,9%, são considerados baixo risco de infestação. Sendo assim, foi constatodo que nos bairros de Campina Grande, 35 dos 61 bairros e localidades apresentaram alto risco de infestação, os outros 26 bairros apresentaram risco médio e nenhum bairro e localidade apresentou risco baixo de infestação. 

Para os moradores que resisdem em Campina Grande o número de telefone (83) 99884 -9535 é um serviço da prefitura chamado de DengueZapp serve de canal para possam ser feitas denûncias sobre pontos ao qual haja criadoros do mosquito através de fotos e vídeos, é dever todos os cidadões concentrar esforços para eliminar focos do mosquito.

 

Foto destaque: Mosquito Aedes Aegypti sobre pele humana  Reprodução/Cliquemédicos.com

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile