Balas e Gomas de Vitamina podem apresentar riscos por terem muitos açúcares e conservantes

Julia Cabrero Por Julia Cabrero
2 min de leitura

É de conhecimento geral o quão saborosas e doces essas balas e gomas de vitamina são. Além de serem feitas em formatos fofos e coloridas para chamar atenção do consumidor. 

Dentro delas, existe a promessa de nutrientes e sabor no mesmo alimento e forma rápida. Existe uma razão para as balas e gomas de vitaminas serem tão gostosas e viciantes: elas têm açúcar em grande quantidade em sua composição. É possível analisar os rótulos e os primeiros ingredientes sempre aparecem como “sacarose” e “xarope de glicose” 

É preciso questionar sobre sua legitimidade. As Vitaminas são compostos que precisam de estabilidade para entregar de forma correta a suplementação para o ser humano. E estando no formato de bala ou goma, essa estabilidade é bem mais difícil de ser alcançada.


(Foto: Reprodução/Guia da Farmácia)


Além disso, criando essa instabilidade, gera a necessidade do uso de uma grande quantidade adicionada de estabilizantes e conservantes, para garantir que esses nutrientes sejam entregues. Ou seja, para que cheguem no resultado, adicionam mais substâncias do que é recomendado. 

A nutricionista Regina Coeli da Silva Vieira, professora adjunta do curso de nutrição da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) explicou: “Por isso, é possível que fabricantes coloquem doses maiores a fim de que o produto final tenha, até a data de validade estipulada, a quantidade de nutrientes indicada”. 

Quando essas balas e gomas são consumidas em excesso, essas substâncias adicionais fazem com que aumente o risco de problemas de saúde como obesidade, diabetes, risco de desenvolver hipersensibilidade e alergias alimentares. Existem estudos que correlacionam o consumo desses aditivos alimentares com diversas doenças, até câncer.

É necessário acompanhamento de um nutricionista e com isso desenvolver a criação de bons hábitos alimentares, estimular o consumo de alimentos frescos e naturais, e não esse consumo desenfreado de “nutrientes” por meio de balas e gomas. 

 

Foto Destaque: Reprodução/GETTY IMAGES

Deixe um comentário

Deixe um comentário