INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Brasil confirma 11 casos da varíola dos macacos

Mais dois casos de varíola dos macacos foram confirmados pelo Ministério da Saúde, totalizando 11 confirmações da doença. A detectação do vírus foi feita pelo Laboratório Adolf Lutz, em São Paulo.

Ambos os pacientes são residentes de São Paulo e possuem histórico de viagens para a Europa. Até o momento, apresentam quadro clínico estável e seguem sendo monitorados pelas autoridades de saúde do estado e do município.

O Ministério da Saúde adotou todas as medidas preventivas necessárias de contenção e controle da doença após o comunicado de que se tratava de casos suspeitos da varíola dos macacos. Os pacientes foram isolados e pessoas próximas contatadas.

Com o auxílio da Sala de Situação e do Centro de Informações Estratégicas e Repostas em Vigilância em Saúde Nacional (Cievs), o estado de São Paulo monitora casos suspeitos e, caso se confirme a presença do vírus, o rastreamento de contatos.

Hoje, são 11 casos confirmados da doença, sete em São Paulo, dois no Rio Grande do Sul e dois no Rio de Janeiro. Segundo a pasta, mais dez casos suspeitos são investigados. Destes 11, dois já receberam alta, enquanto os outros seguem em monitoramento.


Mais 2 casos da doença foram confirmados em São Paulo (Foto: Shutterstock)


COMO SE PREVENIR

Por mais que seja uma situação alarmante, o vírus monkeypox não possui fácil disseminação, o que torna a prevenção muito simples. Os cuidados básicos de higiêne são o melhor caminho para evitar a contaminação.

  • Lavar as mãos com água e sabão;
  • Limpar bancadas e equipamentos de uso frequente;
  • Praticar sexo seguro, usando camisinha;
  • Evitar contato com animais doentes, mortos ou com suspeita de infecção.

Caso você tenha contato com pessoas infectadas, essas são as ações recomendadas:

  • Não deitar na mesma cama que o contaminado;
  • Sempre lavar os pertences do paciente, como lençois, roupas, cobertores etc;
  • Não compartilhar objetos;
  • Mantenha o ambiente arejado.

 

NO RESTO DO MUNDO

Até está quarta-feira (22), de acordo com a Organização Mundial de Saúde (ONU), 48 países confirmaram casos da doença. Cerca de 2100 pessoas foram contaminadas ao redor do globo.

 

Foto em destaque: Reprodução/Agência Brasil

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...