Brasil é rebaixado na lista de países não recomendados para viajar

2 min de leitura

Na última segunda feira (18), os Estados Unidos retiraram cerca de 90 países, incluindo o Brasil, da lista de países não recomendados para viajar por conta da pandemia da Covid-19. O país integra agora uma lista de países com alto risco da doença ao lado de nações europeias como Inglaterra, Portugal e França.

Na última semana, o Centro para Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) já havia anunciado que iria revisar a seleção dos países. A recomendação do CDC para os viajantes é de que eles estejam com as suas vacinas regularizadas antes de viajarem para os países incluídos na lista, e para os viajantes não vacinados a recomendação é para que evitem os países listados.


Estados Unidos colocou o Brasil na lista de países com alto risco da Covid-19 (Foto:Reprodução/G1)


Agora integrante da lista de países com alto risco da Covid-19, o Brasil começou recentemente a flexibilização do uso de máscaras por parte de alguns estados. Nos Estados Unidos uma juíza declarou ilegal a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público norte-americano, essa medida foi objeto de uma dura batalha judicial.

A juíza, que atua no estado americano da Flórida, determinou que o CDC não possui autoridade para impor a exigência que se aplica em aviões, trens, ônibus e metrôs. Nas últimas semanas o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vem sofrendo muita pressão para flexibilizar ou anular a medida de obrigatoriedade do uso de máscaras em transporte público.

Companhias aéreas e cerca de vinte estados americanos, todos republicanos, pediram o fim do uso de máscaras no transporte público.

Segundo a OMS, a flexibilização do uso de máscaras não deve acontecer no momento pela incerteza da existência de novas variantes e pelo fato de a pandemia ainda estar em curso em todo o planeta.

 

Foto destaque: Brasil saiu da lista de países que não são recomendados para viajar por causa da Covid-19(Reprodução/G1)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile