Bruce Springsteen adia shows devido a úlcera péptica; entenda a doença

4 min de leitura

Bruce Springsteen, cantor americano de 74 anos que faz parte do grupo “E Street Band”, anunciou que adiará todos os shows que iriam ser realizados ainda em 2023 para prosseguir com o tratamento de uma úlcera péptica. Entenda mais sobre a condição que tem mais de 2 milhões de casos no país. 

O caso de Bruce

Desde o começo do ano, Bruce e sua banda estavam em turnê. Em agosto, o cantor adiou duas apresentações por motivos de saúde, mas não havia especificado. No começo do mês, Springsteen adiou todos os shows de setembro nos Estados Unidos, novamente por problemas de saúde. O cantor publicou um comunicado dizendo que todos os shows deste ano irão ser agendados para o ano que vem, pois, por recomendações médicas, passará o restante de 2023 fazendo tratamento. 

Obrigado a todos os meus amigos e fãs pelos bons votos, pelo incentivo e apoio. Estou me recuperando e mal posso esperar para ver todos no próximo ano”, disse o cantor. “As datas reagendadas para cada um dos shows de 2023, incluídas as adiadas no começo deste mês, serão anunciadas na próxima semana e todas serão realizadas nos locais originalmente programados“, concluiu. 

Úlcera péptica

As úlceras pépticas são feridas que quebram barreiras que protegem algum tecido, seja no estômago, esôfago ou intestino delgado. São causadas quando o revestimento do trato digestivo é danificado pelo ácido estomacal, o que pode acontecer quando a bactéria Helicobacter pylori está no corpo e causa uma infecção que impede a proteção da mucosa do intestino contra esse ácido. Além disso, usar exageradamente medicamentos analgésicos anti-inflamatórios também é uma das causas. 


Úlcera péptica (Foto: Reprodução/draliliancurvelo)


Na situação de Bruce Springsteen, as bactérias estão na camada mucosa do estômago e no duodeno, porção superior do intestino delgado, e, dessa forma, atingem os vasos sanguíneos subjacentes. 

Os sintomas podem incluir sensação de queimadura no estômago durante as refeições, principalmente quando feitas à noite, vômitos, náusea, azia, distensão abdominal e o mais comum é a dor no estômago. Porém, quando a doença fica mais grave, pode ter a presença de sangramento nas fezes, o que a torna mais escura, e anemia, que gera perda de peso, cansaço, dor intensa no abdômen e falta de forças.

Para prevenir as úlceras pépticas, é importante ter hábitos saudáveis, como alimentação saudável e regular, moderação ao consumir álcool e ao tomar anti-inflamatórios não esteroides, evitar stress e deixar de fumar, já que pessoas fumantes têm duas vezes mais probabilidades de acometer a doença. 

O diagnóstico, feito apenas por um médico especialista, é realizado através de uma endoscopia digestiva alta, que é a inserção de um pequeno tubo com câmera para observar melhor a lesão. Feito isso, o diagnóstico poderá incluir medicamentos que diminuem a produção de ácido estomacal, ou, se for causado por uma bactéria, um antibiótico. Além disso, uma reeducação alimentar também ajuda.

Foto destaque: Bruce Springsteen cancela shows por conta de úlcera péptica. Reprodução/Albert Gea/Reuters

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile