Câncer de mama em homens: 5 sintomas que podem indicar a doença

Bruno Gama Por Bruno Gama
3 min de leitura

O cancêr de mama costuma ser mais frequente em mulheres, porém, os homens não estão livres da doença. Inclusive, possui uma alta taxa de mortalidade por conta do diagnóstico tardio.

Segundo a Sociedade Americana do Câncer, o câncer de mama em homens ocorre de 1 a cada 100 casos de cancêr de mama em mulheres. A médica Viviane Rezende de Oliveira, presidente da representação do DF da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO-DF), diz que os sintomas em homens são iguais ao das mulheres.

Para a médica, por ser uma doença que ocorre em sua grande maioria com as mulheres, os homens possuem um risco maior de mortalidade, pois não procuram especialistas para tratar previamente do problema.


 

Os homens também podem sofrer de cancêr de mama (Foto: Reprodução/Pexels)


OS SINTOMAS

1. Nódulo indolor ou tecido da mama mais espeço;

2. Alterações na pele junto ao nódulo, como vermelhidão, enrugamento e inchaço;

3; Saída de sangue ou secreção na mama;

4. Caroços nas mamas ou axilas;

5. Vermelhidão no mamilo.

 

A médica ainda alerta pacientes que tenham histórico de radiação na parede torácica dobrem sua atenção, pois o risco de desenvolver a doença é sete vezes maior.

‘’Chamamos atenção também a nódulos mamários nos homens que tem história familiar com câncer de mama, principalmente se confirmada a síndrome de predisposição familiar à mutação BRCA, ou quando há histórico de Síndrome de Klinefelter, Síndrome de Cowden, Síndrome de Li-Fraumeni ou Síndrome de Lynch. Essas condições também aumentam a chance de desenvolvimento da doença’’, aponta a especialista.

Vale ressaltar que o hormônio estrógeno, responsável pelo desenvolvimento nas mamas, também pode ser considerado um fator de risco em potêncial para o câncer de mama em homens e mulheres. Geralmente está associado à obesidade e medicamentos com estrógeno.

Existe também casos raros em homens que tiveram criptoquidismo (ausência do testículo na bolsa escrotal), orquite (inflamação no testículo) e orquictomia (retirada cirúrgica do testículo), isso pode leva a alterações hormonais, que estão relacionadas à mutações cancerígenas.

 

Foto em destaque: Símbolo do combate o câncer de mama Foto: Miguel Á. Padriñán/Pexels

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile