INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Câncer de próstata: entenda a importância do exame do toque

Estamos no mês do novembro azul com campanhas que estimula os homens a fazerem exames para verificar a saúde da próstata. O preconceito continua sendo um dos maiores obstáculos para a população masculina, realizar o exame do toque retal. O mais seguro para diagnósticos para problemas da próstata, os números do Instituto Nacional do câncer – INCA, e do ministério da saúde representam um alerta para a prevenção da doença.


 

Foto: Homem realizando exame do toque. Reprodução/ GETTY IMAGENS/Istockphoto.


Segundo dados do INCA são esperados 65.840 mil novos casos de câncer de próstata em 2022. De acordo com estes dados o câncer de próstata é o mais incidente no homem, e também um dos que mais mata, ficando atrás apenas do câncer de pulmão.

De acordo com o ministério da saúde de 2019 a 2021 foram mais de 47 mil óbitos por causa desta neoplasia. Todos os homens ao longo da vida podem apresentar algum desconforto ao urinar, porque existe uma doença bem mais frequente que o câncer de próstata que é a hiperplasia prostática benigna, esta nada mais é que o crescimento da próstata. Esta enfermidade tende a crescer com a idade, isso causa sintomas urinários que as vezes alertam os homens e até preocupam, pois muito pensam que é um câncer.

A diferença entre estas doenças é que o câncer de próstata na maioria das vezes ele não causam sintomas, por surgir em uma área longe da uretra, então o grande problema do câncer de próstata e esse, ele muitas vezes e insidioso, ou seja, é necessária a realização de um exame para a descoberta de um tumor.

É recomendado pela Sociedade Brasileira de Urologia que todos os homens façam os exames do toque e o PSA do sangue a partir dos 50 anos, e para pacientes com algum fator de risco, que se inicie com 49 anos. Um dos fatores de risco mais preocupante é o caso de familiares que já tiveram ou tem a doença. O câncer torna se silencioso para quem não faz um acompanhamento, quando se faz os exames preventivos é mais fácil a identificação precoce da doença. Geralmente este câncer surge como um pequeno nódulo que não vai atrapalhar o funcionamento da próstata, ele fica escondido cresce lentamente, às vezes e vai ao logo dos anos evoluindo, e dependendo do tipo eles variam desde os mais agressivos ao menos agressivos.

Por isso é necessária a avaliação que pode se iniciar no próprio medico de saúde da família. Fazendo um acompanhamento geral vendo também, a pressão arterial, diabetes, verificar a prática de exercício físico, a questão da alimentação. Pois tudo isso, aumenta o risco do câncer de próstata.

Um homem sedentário e que não se cuida vai aumentar e muito o risco que a doença seja mais grave. Urologistas recomendam que os exames sejam realizados anualmente é um tempo seguro de avaliação. Vale ressaltar que a procura pelo exame e tratamento não se dê apenas nas campanhas de novembro, e sim que no decorrer de todo o ano, ocorram um engajamento dos homens pela procura de um acompanhamento e se crie uma rotina para colocar a saúde em dia. Hoje com o avanço da medicina, saímos de uma situação em que câncer é uma sentença de morte, para uma situação que se tratável a taxa de cura torna se altíssima.

 

Foto destaque: Médico informando a necessidade do tratemento para câncer de próstata.  REPRODUÇÃO/GETTY IMAGENS/Istockphoto.

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − um =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.