Câncer na tireoide: principais sintomas e prevenção

Alice Cassimiro Por Alice Cassimiro
4 min de leitura

Problemas na tireoide são mais comuns do que se pensa, cerca de 60% da população sofre de algum problema relacionado, porém, apenas 5% dos casos apresentam riscos significativos para os pacientes. Todavia, o câncer de tireoide é o mais comum da região da cabeça e pescoço. Em entrevista concedida a Marie Claire, no dia internacional da tireoide, a médica oncologista Dra. Suelen Martins explicou sobre os riscos, o diagnóstico e a prevenção.

Nesta quinta-feira (25), é comemorado o Dia Internacional da Tireoide, que tem como objetivo principal a conscientização da população acerca das doenças relacionadas a glândula. De acordo com estimativas obtidas pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), “cerca de 60% da população sofre de algum problema relacionado à tireoide, mas apenas 5% dos casos apresentam algum risco para o paciente”.

Um dos diagnósticos mais graves, mas não tão incomum, é o de câncer na tireoide, o mais comum na região da cabeça e pescoço, e que afeta três vezes mais mulheres do que homens, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Em pesquisa realizada no ano de 2022, foi comprovado estatisticamente que esse é o terceiro tumor mais frequente em mulheres na Região Nordeste e na Região Sudeste.

A Dra. Suelen Martins, oncologista do Centro de Oncologia CEON+ e pesquisadora do Cepho- FMABC, informa que: “Estimam-se para o triênio de 2023-2025 cerca de 16.660 novos casos de câncer na tireoide. Este é um tumor que acomete três vezes mais mulheres do que homens, com previsão de 2.500 casos em homens e 14. 160 em mulheres”.


Local onde é localizada a glândula Tireoide.Ilustração: Veja saúde/ saúde vital.


Além disso, a médica também afirma: “Temos alguns tipos de cânceres da tireóide a depender da localização, sendo mais comuns o carcinoma papilífero e o carcinoma folicular da tireoide. 80% dos cânceres de tireoide são carcinomas papilares, também conhecidos como carcinomas papilíferos. Normalmente, crescem muito lentamente e se desenvolvem em apenas um lobo da glândula tireoide, mas às vezes pode ocorrer em ambos os lobos. Mesmo que seu desenvolvimento seja lento, os carcinomas papilíferos se disseminam para os gânglios linfáticos do pescoço”.

O câncer de tireoide pode provocar diversos sintomas, como:

  • Nódulo, caroço ou inchaço no pescoço;
  • Dor na parte anterior do pescoço, as vezes irradiando para a região do ouvido;
  • Rouquidão ou outras alterações na voz;
  • Dificuldade para engolir;
  • Problemas respiratórios;
  • Tosse constante.

  Embora não existam estratégias especificas para prevenir o câncer de tireoide, manter um estilo de vida saudável, com uma dieta mais equilibrada e sempre praticando exercícios físicos é sempre indicado para evitar o surgimento de diversos tipos de câncer, além de manter-se sempre atentos aos sinais e fazer acompanhamento médico em quaisquer dúvidas ou suspeitas.

Foto destaque: Mulher fazendo exame físico no pescoço para prevenção de câncer de tireoide. Foto: GI/ Getty Images

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile