Casos de gripe comum dispararam em São Paulo

Luísa Giraldo Por Luísa Giraldo
2 min de leitura

Os casos de gripe comum fora de época dispararam em São Paulo nos últimos meses, segundo profissionais da área da saúde. No Hospital Oswaldo Cruz, em Bela Vista, houve um aumento de 6% no número de casos no mês de agosto para 124 em outubro. A gripe comum é causada pelo vírus Influenza.

Há dois meses, a doença era responsável por apenas 3% dos casos confirmados de contágio por vírus respiratórios. Apesar disso, o índice subiu, no momento, para 20. Geralmente, os casos de gripe comum costumam crescer durante o inverno, no entanto, houve, neste ano, um aumento de casos da doença entre os meses de setembro e outubro.

O infectologista Ivan França contou que o frio fora de época, somado ao abandono do uso de máscaras e às aglomerações, em que as pessoas ficam mais “fechadas”, foram fatores que colaboraram para o aumento de casos. 

Por outro lado, segundo o infectologista Renato Kfouri, a Pandemia da COVID-19 interferiu diretamente na dinâmica de ciruculação de outros vírus respiratórios. “É um desarranjo, uma desorganização desse padrão sazonal do vírus que temos visto não só no Brasil, mas em diversas partes do mundo”, disse.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontou um crescimento dos casos graves de síndromes respiratórias em outros dez estados, além de São Paulo. Assim, a crescente atinge partes das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte.


Moça segurando máscara, (Reprodução/ O Regional).


Com o objetivo de evitar a disseminação do vírus, os profissionais da área recomendam que o uso da máscara para aqueles que estiverem sentindo qualquer sintoma de gripe.

“E, para aqueles indivíduos de maior risco; idosos, imunocomprometidos, grávidas, esses devem aumentar a sua proteção não só com uso de máscara, mas evitar ambientes aglomerados, higienizar as mãos com mais frequência e, obviamente, [aderir] o distanciamento social, sempre que possível”, orientou Kfouri.

Foto destaque: Moça com gripe. Rerodução/ Hospiral Badim

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile