Nessa quinta (27) foi celebrado o Dia do Médico Pediatra, profissional responsável pela saúde das crianças. Com base nesse dia, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), localizado em Belém, PA, ressalta o compromisso da instituição no cuidado e prevenção da saúde dos pequenos. Constituindo um serviço do Sistema Único de Saúde (SUS), o Centro visa assegurar saúde pública de qualidade para indivíduos desde os primeiros meses de vida.
O CIIR é um órgão do Governo do Estado do Pará. Tem administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Importância de acompanhamento do pediatra
Alan Contente é médico pediatra e faz parte do Centro. Em entrevista cedida à Agência Pará, ele ressaltou a importância de acompanhamento médico de crianças: “Desta maneira, conseguimos prevenir doenças, mas caso ocorra, realizamos o acompanhamento para restabelecer a saúde e, assim, fazer com que os pequenos consigam se desenvolver de forma saudável”.
Ele também comenta a necessidade de acompanhamento mesmo sem a criança estar doente: “É errado ir ao médico em decorrência apenas quando há sintomas de doenças, passando muitas vezes alheio ao que tem de mais importante nesta faixa etária da vida, que é a prevenção primária da saúde por intermédio de vacinações e orientações para hábitos de vida saudáveis, como a alimentação correta”.
Foto com atendimento do pediatra Alan Contente ao paciente Pedro Gomes e sua mãe, Francisca Araújo, no CIIR. (Reprodução: Facebook/CIIRPara)
Consulta de rotina
O pequeno Pedro Gomes, de três anos, foi levado por sua mãe, Francisca Araújo, para uma consulta após o surgimento de sintomas gripais. Os dois são moradores do município de Marituba, na Região Metropolitana de Belém. Após o serviço, Francisca elogiou o atendimento e reconheceu a importância de um acompanhamento a longo prazo.
“Após uma sequência de dias com febre, levei o Pedro ao Posto de Saúde perto de casa e recebemos encaminhamento para o CIIR. Achei muito bom o atendimento com o médico que examinou todo o meu filho. Fez perguntas do dia a dia, se tosse bastante, se reclama de dores na garganta. Visualizou a caderneta de vacinação e alertou das próximas vacinas que o Pedro tem para tomar. Aconselhou construir um hábito rotineiro de levá-lo ao pediatra com ou sem sintomas. Prescreveu remédios e pontuou o passo a passo de como devo dar ao meu filho. Muito importante um atendimento como este humanizado e de esclarecimentos”, contou Francista em entrevista.
Rotina de consultas segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
Idade da criança Quantidade mínima de consultas
5, 15 e 30 dias. 3 vezes, dentro de 30 dias
2 aos 6 meses. 1 vez por mês
A partir dos 7 meses 1 vez a cada 2 meses
A partir dos 2 anos 1 vez a cada 3 meses
A partir dos 6 anos 1 vez por semestre
7 aos 12 anos 1 vez por ano
Foto Destaque: O médico pediatra Alan Contente durante consulta no CIIR. Reprodução: Facebook/CIIRPara