Ceratocone: entenda como Tik Toker perdeu a visão por coçar o olho

4 min de leitura

Quem diria que o simples ato de coçar o olho poderia se tornar um fator relevante para o desenvolvimento de uma enfermidade grave nos olhos. Se você tem o costume de coçar os seus olhos é bom ter cuidado para não desenvolver uma doença chamada ceratocone, que em condições avançadas pode levar até mesmo a perda total da visão.


 

Foto: Imagem de uma córnea com ceratocone avançado deixando a córnea em forma de cone pressionando para dentro da pálpebra. (REPRODUÇÃO/https://static.wixstatic.com)

 


Recentemente um famoso criador de conteúdo digital usou suas redes sociais para divulgar que foi acometido por o diagnostico da doença. O Tik Toker Jean Guedes, revelou aos seus seguidores que em uma consulta de rotina ao seu oftalmologista descobriu que perdeu a visão severamente e que a causa foi o ceratocone.

Segundo ele, a visita ao especialista teria sido motivada quando ele notou que, já não estava mais enxergando tão bem nos últimos meses.  Jean, relatou ao médico que sentia muita coceira nos olhos, principalmente no olho esquerdo. O influencer admitiu que a coceira aumentava ainda mais quando ele passava pelas crises de renite. Ele acreditava que estes sintomas poderiam ser por conta dessa alergia. Guedes contou ainda que seu olho esquerdo foi o mais afetado, enquanto seu olho direito tem apenas meio grau de astigmatismo, o outro possui 5 graus. E que ele jamais imaginaria que a coceira teria sido o motivo, pelo qual sua visão foi tão prejudicada.

O ceratocone é uma doença degenerativa que afeta a córnea do olho alterando seu formato deixando a mais fina, com uma aparência crônica em vez de uma esférica adequada, provocando assim uma distorção do que se vê. Conforme a córnea se torna mais fina, mais densa é a acuidade baixa dos olhos, podendo aí variar de moderada a grave, dependendo de quanto foi prejudicado ao tecido corneado.

Geralmente a enfermidade não apresenta manifestação de dor, um dos seus sintomas mais clássicos é a poliopia, em que o paciente tem percepção de multiplicidade do objeto (visão dupla). Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, entre os sintomas da doença estão: irritação nos olhos, fotofobia (sensibilidade a luz), visão embaçada, com piora durante a noite, agravamento de casos de astigmatismo irregular e miopia. De acordo com o órgão, o ato de coçar os olhos também é considerado um fator determinante. Uma vez que, esta ação acarreta trauma ocular promovendo assim alterações na córnea. A SBO esclarece que o há cura para o distúrbio, e que nos casos mais leves, o controle deve ser feito através do uso de óculos ou lentes gelatinosas, que podem recuperar a acuidade visual perdida. Já para casos mais graves somente uma intervenção cirúrgica chamada Crosslinking. Essa técnica consiste em raspar a superfície da córnea afetada para aplicar um colírio que contem vitamina B2, este por sua vez, irá fortalecer o colágeno da estrutura ocular reduzindo assim a progressão da doença.

Foto destaque: Jean Guedes, criador de conteúdo digital alertou para os riscos de coçar os olhos, e que perdeu a visão por Ceratocone.(REPRODUÇÃO/https://noticiasderondonia.com.br/CNN)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile