Chá preto traz benefícios à saúde e pode aumentar longevidade, segundo pesquisa

3 min de leitura

Chegou a boa notícia para os apaixonados em chá preto! Segundo o estudo, feito pela National Cancer Institute Intramural Research Program, da Inglaterra, o chá não faz mal para a saúde e ainda traz alguns benefícios em seu consumo. 

As bebidas preparadas por meio de infusão de folhas naturais, com flores e raízes, conhecida por Camellia sinensis: (espécie da família Theaceae), que são produzidas geralmente quente, possuem propriedades calmantes e antioxidantes, dessa forma, seus compostos combatem danos ao funcionamento celular, ou seja, eles são responsáveis por manter o organismo em estado mais equilibrado. 

Ao decorrer dos anos, dúvidas foram geradas em relação às diversas qualidades medicinais da planta. A incerteza era se os atributos do chá preto preparado com as folhas que fossem mais envelhecidas e submetidas a um processo diferente com maior oxidação além da sua alta concentração de cafeína, assim, fazendo com que a bebida fosse considerada uma vilã na categoria, no entanto, os resultados da pesquisa comprovaram o contrário, desmistificando qualquer suspeita. 

Conheça os benefícios do chá preto: 


Chá preto e seus benefícios. (Foto: Reprodução/Pexels)


Segundo os pesquisadores, foram coletadas informações de 498 000 homens e mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos, com dados armazenados no Biobank, conhecido como o banco de dados de saúde do Reino Unido. Declarado como um dos mais extensos levantamentos em relação ao tema, além disso, a análise sobre a evolução da saúde dos participantes descobriu que o chá preto está associado à redução de 9% a 13% de mortalidade por qualquer causa ao serem consumidas em duas ou mais xícaras por dia, comparado com quem não bebe chá. 


Chá preto traz sensação de bem-estar. (Foto: Reprodução/Pexels)


Outro fator interessante, é que a alta ingestão da bebida está vinculada ao baixo risco de morte por doenças cardiovasculares: como infartos e acidentes vasculares. Além de não fazerem diferença a forma de preparo do chá em relação a sua temperatura, seja com leite ou açúcar, as características genéticas são variadas de acordo com cada indivíduo. 

Segundo o estudo realizado no Reino Unido, beber chás com frequência pode ajudar na qualidade de vida e até diminuir o risco de morte. A diferença da descoberta é a inclusão do chá preto que antes relatava benefícios apenas ao chá verde. A sensação de bem-estar está ligada à influência do chá preto. Assim, o costume do consumo da bebida também se associou a um menor risco de morrer por doenças cardiovasculares, AVCS e ataques cardíacos. 

Foto destaque: Chá preto. Reprodução/Freepik

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile