Cidade de São Paulo inicia a aplicação da 3ª dose das vacinas contra Covid-19 em maiores de 18 anos

3 min de leitura

O secretário municipal de saúde de São Paulo, Edson Aparecido, informou que a cidade pretende iniciar na próxima quinta-feira (18), a aplicação da terceira dose das vacinas contra o vírus de SARS-CoV-d2 em maiores de 18 anos. A declaração veio após a determinação do Ministério da Saúde, liberada na última terça-feira (16).

https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Covid-19-Brasil-recebe-mais-de-15-milhao-de-doses-da-vacina-Pfizer

https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Covid-19-media-movel-de-obitos-pela-doenca-fica-abaixo-de-300-pelo-15o-dia-consecutivo

https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Covid-19-hospital-do-Rio-tem-numero-de-internados-zerado-pela-primeira-vez-desde-o-inicio-da-pandemia

As doses de reforço serão aplicadas nos maiores de 18 anos que já tomaram as duas doses dos imunizantes da Pfizer, Astrazeneca ou Coronavac há pelo menos cinco meses. O imunizante ministrado será a da farmacêutica Pfizer, pois é o único com maior disponibilidade no território paulista. É aguardado um público equivalente a 800 mil cidadãos.

A fim de evitar aglomerações, que estimulam a transmissão viral, a vacinação será organizada para imunizar as pessoas em diferentes datas: quem tomou a segunda dose até 27 de abril receberá a terceira na quinta-feira de amanhã, já na sexta será a vez de quem foi imunizado com a segunda dose até 17 de junho.


Edson Aparecido fala sobre o início da aplicação da dose de reforço para maiores de 18 anos na cidade de São Paulo (Vídeo: Reprodução/CNN)


Até o momento, não há qualquer informação sobre como será efetuada a dose de reforço para aqueles que tomaram a vacina da Janssen, cuja dose era única. O conselho do Ministério da Saúde é o de que esse público receba uma segunda dose do mesmo imunizante antes do reforço da Pfizer, embora não haja registros de doses da Janssen disponíveis na cidade de São Paulo. Assim, a prefeitura espera por mais instruções.

Lembrando que chegou ao país, na última sexta-feira (12), um lote com mais de um milhão de vacinas da farmacêutica Janssen. O carregamento faz parte dos 36 milhões de imunizantes produzidos pela indústria e adquiridos pelo Brasil. O total das entregas seria de 7,8 milhões de doses em novembro e 28,2 milhões em dezembro –– o suficiente para imunizar 36 milhões de cidadãos considerando que a vacina é dose única.

Anteriormente, a dose de reforço era destinada somente a imunossuprimidos e idosos acima dos 60 anos.

 

Foto de destaque: Reprodução/Frederic J. Brown.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile