Cigarro pode levar a cegueira, diz estudo

Ana Modesto Por Ana Modesto
3 min de leitura

De acordo com a Agência Einstein, uma pequena pesquisa da Universidade Farmacêutica Gifu, no Japão, afirma que a fumaça do cigarro é capaz de matar as células das córneas de fumantes ativos e passivos. A sua exposição exagerada pode causar problemas para enxergar e em casos mais graves, pode levar à cegueira completa.

Segundo o estudo publicado no periódico “Scientific Reports” e vinculado à “Nature”, o acúmulo de fumaça presente no ar em que o fumante se não fumante se encontra causa um aumento exagerado de ferro no epitélio da córnea, que consiste na camada mais externa do olho que tem como função a absorção de nutrientes, oxigênio e proteção contra infecção e devido a isso leva as células ali presente a morte.

Para chegarem a essa conclusão, os pesquisadores da Universidade Farmacêutica Gifu realizaram teste preliminares que chegaram à seguinte conclusão: as células do epitélio da córnea que estiveram 24 horas em exposição com o extrato da fumaça do cigarro e do aerossol do PTA morreram mais do as que não presenciaram a substância e isso aconteceu devido a sua toxicidade. De forma mais clara, o processo de destruição ocorreu, pois quando os componentes do cigarro se encontram com as células internas dos olhos, elas se decompusseram e liberaram ferro. Diante disso, esse ferro acumulado prejudiará as próprias células posteriormente.

De acordo com Marco Antonio de Souza Alves, membro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, os prejuízos causados pela fumaça podem não ser permanentes, se sua exposição não for demasiada, o que pode aliviar os fumantes mais ferrenhos. 

“É uma lesão na córnea em uma camada mais superficial, que é o epitélio. Por isso, se regenera”, explica Marcos

No entanto, Alves não descarta uma complicação ainda maior se a exposição causar um ferimento na córnea.

“Nas células mais superficiais, pode gerar uma distorção na visão, um astigmatismo irregular. No caso de lesões mais profundas, causando uma cicatriz, que chamamos de leucoma, pode levar até a cegueira, tendo indicação para um transplante de córnea”, conclui o oftalmologista.

https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Maneiras-naturais-comprovadas-pela-ciencia-que-ajudam-a-combater-dores-de-cabeca

https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Cura-de-paciente-portadora-do-virus-HIV-anima-pesquisadores-e-pacientes

https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Entenda-a-materia-escura-da-alimentacao-e-como-ela-pode-ajudar-na-prevencao-de-doencas 

Apesar do estudo ainda precisa ser mais aprofundado e os pesquisadores ainda ressaltarem precisar de novas pesquisas, ainda é importante relembrar que mesmo que ele não esteja completo, o uso do cigarro e a inalação compulsiva de sua fumaça e substâncias são uma das principais causadores de glaucoma, degeneração macular e cataratas em fumantes e não fumantes, pois suas substâncias tóxicas afetam diretamente a retina, a córnea, o nervo óptico e o cristalino.

Foto Destaque: O estudo mostrou que a fumaça do cigarro pode causar problemas na visão e até cegueira. Reprodução/Agência Brasil

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile