Comissão científica aponta fracasso no combate a covid 19

Afernandes Por Afernandes
3 min de leitura

Na última quarta feira (14), a comissão Lancet divulgou um relatório no qual ela aponta que o número de mortes por covid 19 é “uma tragédia profunda e um enorme fracasso global em vários níveis”. A Crítica foi feita após dados repassados pela Organização Mundial da Saúde, referente às mortes relatadas pela covid 19 no último domingo (11). Especialistas dizem que o número verdadeiro provavelmente será muito maior que esse índice. A comissão mencionou que a OMS “agiu com muita cautela e lentidão em várias questões importantes”. Quanto à transmissibilidade humana do vírus e a declaração de emergência de saúde pública de interesse internacional.


Foto: Paciente recebendo vacina da covid Reprodução/ freepik.com

 


 A comissão liderada pelo professor da universidade de Columbia Jeffrey D. Sachs, e composta por 28 membros. Supervisionaram 12 forças-tarefas.

Segundo o levantamento apontou falhas como a falta de notificação oportuna do surto inicial e “atrasos dispendiosos” no reconhecimento da propagação do vírus no ar; falta de coordenação entre os países em torno das estratégias de supressão; o fracasso dos governos em examinar as evidências e adotar melhores políticas para controle e gerenciamento da pandemia; a falta de fundos para países de baixa e média renda, bem como distribuição desigual de produtos básicos; falta de dados e má implementação das normas de biossegurança no período anterior à pandemia e o maior deles o fracasso no combate à desinformação e a falta de redes de segurança para populações vulneráveis.

 

“Muitos governos falharam em aderir às normas básicas de racionalidade institucional e transparência, muitas pessoas — muitas vezes influenciadas por desinformação — desrespeitaram e protestaram contra precauções básicas de saúde pública”, escreveram.

 

 A comissão analisou as origens e a disseminação precoce da pandemia e constatou que “todas as três hipóteses associadas à investigação permanecem plausíveis: infecção em campo, infecção com vírus natural em laboratório e infecção com vírus manipulado em laboratório de bioengenharia de vírus do tipo SARS que estava em andamento antes do surto da Covid-19.”

 

Para a comissão, além  das falhas organizacionais e governamentais, houve oposição pública às medidas sanitárias e sociais prejudicando severamente o controle da pandemia.

FOTO DESTAQUE: Assistência Medica a Covid 19 REPRODUÇÃO/crédito: photoroyalty / freepik.com

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile